Arménio Pereira, antigo Presidente de Câmara Municipal de Paços de Ferreira, foi o mentor da obra e o autor do nome da Via do Poder Local. A Primeira parte desta via foi entre Paços e Freamunde, depois foi alargada, a denominada Via Este, que da acesso a Raimonda. O principal argumento utilizado foi da necessidade de encurtar esta zona do concelho à A.E. A42. A via tem, de facto, um transito consideravel, os automobilistas para irem a Freamunde (que o digam os habitantes de Parada) utilizam-na em deterimento da estrada que passa em Figueiro, e que alias esta em péssimo estado. Mas, o que é certo é que a maioria das pessoas, para se dirigir ao Porto continua a ir por Frazão, e a principal razão são os 6 km a menos que se fazem. De Raimonda a Frazão entrando depois na A 42, são menos 6 km para o Porto do que ir pela Auto Estrada seguindo pela via do Poder Local até Ferreira. A parte da via que atravessa Raimonda é também aproveitada por muitos Raimondenses para as habituais caminhadas, no entanto, de noite a estrada esta mal sinalisada, seria necessario a colocação de iluminação publica porque depois do sol pôr-se a visibilidade dos peões é nula quando se cruzam dois veiculos, ainda mais tendo em conta a velocidade com que alguns "aceleras" passam. O perigo espreita, e mais vale prevenir do que remediar!
sexta-feira, 23 de julho de 2010
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Um exemplo de Bairrismo
Freamunde é, sem dúvida, um exemplo no que diz respeito ao bairrismo, sem paralelo a nível concelhio. Terminaram, recentemente, as Sebastianas, festa popular, tradicional e de elevado índole cultural. Organizadas pela própria comissão de festas mas também por várias associações de Freamunde, para além do cartaz festivo, durante vários dias foi possível assitir a várias manifestações culturais. XVIII Feira de Artesanato e o I Festival Coral Internacional, da responsabilidade da AALF; III Festival de Folclore, pelo Rancho Folclórico de Freamunde; IV Actuação de grupos musicais, organizado pela Associação Recreativa Pedaços de Nós, para citar alguns exemplos, são a prova da vitalidade da maior Freguesia do Concelho. Mas Freamunde é ainda muito mais do que isso, são inúmeras as associações que ao longo do ano se manifestam culturalmente. Este exemplo deveria ser seguido por outras freguesias, Raimonda não é excepção, para além do cartaz meramente festivo, deveria-se aproveitar os recursos, mesmo que poucos, para garantir um programa mais abrangente, nas festas de S. Pedro. A cultura de um povo mede-se também, e essencialmente, pelo nível cultural de uma terra. A terra são as pessoas e não o solo que as alberga, uma terra é tudo aquilo que as suas gentes conseguem realizar a nível profissional, patrimonial e cultural. Se em Raimonda os recursos são poucos ou inexistentes é porque algo está mal. A responsabilidade é de todos mas também dos responsáveis políticos, religiosos e associativos, que ao longo dos anos não se empolgaram, não criaram hábitos de consumo cultural. A sociedade precisa de reflectir sobre estas questões, a sociedade precisa de gente capaz de líderar os movimentos associativos e políticos. O pior que não ter é não aproveitar o que os outros fazem, nestes últimos anos, a Câmara Municipal tem desenvolvido ciclos culturais muito interessantes, quantas actividades foram desenvolvidas em Raimonda? Estaremos no caminho certo?
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Artista da Bola
Paulo Ferreira, filho de Paulo Ferreira, natural de Raimonda, pode vir a integrar o plantel principal do S. C. Freamunde, clube da 2ª Liga Portuguesa. Iniciou a sua formação no C.C.R. Raimonda mas desde cedo despertou o interesse dos responsáveis freamundenses, facto que o fez transitar do clube da sua terra natal para este importante clube do Concelho. Numa primeira fase estará à experiência do tecnico Nicolau Vaqueiro, só dentro de alguns dias é que se saberá uma decisão final. O que desejo é que o Paulo, um jovem prestes a completar 19 anos, nosso conterrâneo, consiga responder positivamente às exigências tecnicas e assim integrar o plantel profissional do Freamunde para a próxima época. Deixe aqui a sua mensagem de apoio a Paulo Ferreira.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Raimonda em Festa
O fim de semana mais aguardado pelos raimondenses está aí. Durante os próximos 3 dias Raimonda sai à rua para festejar. Em época de contenção, de crise financeira mas essencialmente crise psicológica, os "heroicos" festeiros proporcionam-nos mais umas festas em honra a S. Pedro. Bem haja a todos eles e a todos quanto colaboraram para que as festas fossem possíveis. Já que falo de festa, a nova direcção do C.C.R. Raimonda está a preparar um espectáculo musical com Diana Piedade. Esta artista que se notabilizou no programa de entretenimento "Idolos" vem a Raimonda no início do mês de Agosto. Sem dúvida uma excelente iniciativa que marca o arranque da nova direcção do clube. Sendo certo que cada vez mais se torna difícil, a este tipo de colectividades, angariarem fundos para responderem aos seus orçamentos, esta é, sem dúvida, uma excelente forma de conseguirem verbas para a actividade do C.C.R. Raimonda. Mais, tratando-se de uma artista de nível nacional e que "está na moda", irá colocar Raimonda no mapa. Espera-se que seja um excelente espectáculo, e se possível que o clube consiga obter uma boa receita.
Subscrever:
Mensagens (Atom)