sábado, 30 de abril de 2011

Raimonda e Figueiró ou Raimonda e Codessos?

Nos últimos tempos, muito em especial devido à crise que nos assombra o quotidiano, tem-se falado numa reorganização administrativa de Portugal. A última reforma teve lugar em 1836 por Passos Manuel, estávamos então no reinado de D. Maria II. Neste momento não existe muita informação sobre os critérios a adoptar mas, o governo português já mostrou a intenção de extinguir cerca de 900 a 1000 freguesias. O assunto está já a ser gerido com outras associações, institutos e estudiosos com conhecimento na matéria. Por cá, o jornal Imediato lançou a lebre e o assunto começa a ser tema de conversa entre a população. O jornal desenhou um novo mapa em que o concelho passaria a ter 11 em vez das actuais 16 freguesias. Nesse mapa Raimonda e Figueiró passariam a ser uma única freguesia, o mesmo acontecendo com Lamoso e Codessos, só para citar alguns exemplos. Todos sabemos que freguesias como a nossa vivem sob um bairrismo e conservadorismo próprios mas não será de por em causa esta possibilidade. Vários serão os critérios a ter em causa, vários serão os benefícios que daí poderão surgir. Estaremos preparados para "acatar" uma decisão destas? Raimonda deveria anexar Figueiró ou Codessos? Qual o nome a atribuir à nova Freguesia? Qual a sua opinião acerca deste assunto?

45 comentários:

  1. A máquina do estado é muito pesasa e obsoleta, devemos pôr o interesse do país em primeiro lugar e claro assegurar a sustentabilidade da contas públicas, nem que para isso se processe á fusão das Freguesias.

    ResponderEliminar
  2. Eu não estou muito bem informado sobre o assunto, mas tanto se fala em regionalização,ou seja mais retalho, não sei porque motivo vai-se centralizar o que já é regional e local.

    Mas isto sou eu a falar sem conhecimento do que verdadeiramente se pouparia, mas se sou céptico em relação ao regionalismo, então nesta história de juntar freguesias não estou a ver melhorias e poupanças significativas.

    Tenho de me informar primeiro.

    Mas a haver uma fusão que valesse a pena, a fusão com Figueiró faz mais sentido do que com Codessos. Ficaria uma grande freguesia, penso eu.

    ResponderEliminar
  3. E por que razão deverá Raimonda anexar outra freguesia, seja ela qual for, e não o contrário. Se formos por aí, vai ser uma guerra que deverá levar muito tempo a sanar.
    A minha proposta é muito mais simples: Acabar com todas as juntas de freguesia e criar "juntas regionais". Cada uma destas juntas poderá passar a a administrar uma série de freguesias, cujos critérios teriam de ser definidos, mas que deveriam sempre ter em conta as respectivas afinidades.

    ResponderEliminar
  4. Raimonda anexar Figueiró ou vice versa não tem importancia.Num entanto só teria-mos um só centro escloar,estariamos todos a poupar.Isso sim já é importante

    ResponderEliminar
  5. A reorganização territorial é inevitável, o bairrismo pode e deve manter-se como actualmente mas com uma freguesia aumenta o poder reivindicativo. Em vez de termos Juntas a funcionar isoladamente uma vez por semana e de forma "amadora" poderiamos ter uma a trabalhar diáriamente e a nível profissional. Os custos administrativos passariam a ser menores, com menos um executivo e menos uma assembleia de freguesia que custa em Raimonda e Figueiró mais de 20 mil euros por ano em honorários, o que sobra daria perfeitamente para aplicar em muitas coisas. Mais, os limites de freguesia, que tantos dissabores trouxeram, seriam fácilmente ultrapassados. Em vez de termos dois presidentes de junta de costas voltadas (o que acontesse actualmente) teriamos apenas um e a trabalhar pelas reivindicações de uma população em maior número e com maior poder reinvidicativo. Com uma junta apenas teriamos o "lugar" de figueiró e o "lugar" de Raimonda a "lutar" por melhores condições e isso faria com que os responsáveis políticos locais tivessem de trabalhar mais, de mostrar mais serviço. Com uma Junta apenas resultantes da fusão das duas freguesias teriamos um maior sentido democrático, acabaria as pequena cúpulas. Por outro lado, as duas freguesias estão perfeitamente identificadas, existem inúmeros casos de ligação parental e profissional. Por tudo isto sou favorável à criação de uma única freguesia entre Raimonda e Figueiró.

    ResponderEliminar
  6. Sendo um facto inevitável, penso que os responsáveis locais devem abordar a questão desde já com mais informações, com debates com a sociedade. Não deve acontecer como no passado recente, depois do facto consumado é que se apresentam as soluções à população. Uma fusão entre freguesias sim mas com critérios, com debate para evitar males entendidos.

    ResponderEliminar
  7. As duas freguesias só teriam a ganhar com esta fusão. Mas é preciso ouvir as partes e obter mais informações por parte do Governo para saber os verdadeiros critérios

    ResponderEliminar
  8. O Pensador colocou uma questão relacionada com este tema a votação. Registo os 28 votos já apurados sendo que apenas 8 pessoas estão contra a fusão de Raimonda com outra freguesia. Os restantes estão favoráveis a uma junção de freguesias onde Raimonda seria parte interessada e/ou que se realize um referendo. Eu pergunto, e porque não um referendo local para a população se pronunciar? Dada a importância do assunto penso que nenhuma das juntas tem a legitimidade necessária para se pronunciar sobre o assunto. É certo que esta é uma decisão do Governo mas as juntas serão certamente contactadas. Na altura das eleições autárquicas o assunto não foi discutido nem apresentado por ninguém pelo que é imprescindível que a decisão, seja ela qual for tenha uma representatividade tal que não se limite aos poderes dos actuais presidentes de Junta. A decisão é de tal forma importante que não ouvir a população, por voto secreto, seria um grave atentado à democracia local.

    ResponderEliminar
  9. isto e´ uma vergonha, como ´e possivel uma freguesia tao densolvida quanto a de raimonda ter de s unir com outra !!! enfim ´´e o pais que tenho...... :(

    ResponderEliminar
  10. http://4.bp.blogspot.com/-HfcGuLEZkXw/TcESrvruTlI/AAAAAAAAA4I/0-QseSX2JZw/s1600/caixa%2Bbanco.jpg

    ResponderEliminar
  11. Um comentário vale o que vale...
    Não acho razoável ter uma opinião, defendê-la como a única válida e ainda por cima ignorar as opiniões contrárias, pondo em causa a honerabilidade de quem opina, não é justo. Todos temos direito à opinião e não devemos por em causa os outros por terem formas de pensar diferentes, podemos isso sim por em causa o assunto e nunca as pessoas...

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde a todos.
    Em relação á questão acima mencionada, na minha opinião, não faz sentido nenhum existir uma fusão de freguesias...
    Se formos fundir as freguesias, para que se fez 14 novos centros escolares?
    Porque se está a fazer ou a projectar(alguns já o têm) um parque de lazer em cada freguesia?
    Porque quase todas as freguesias têm uma sede de Junta nova?
    Só agora se deu por ela que o dinheiro não chegava para tudo?
    Para não falar na História e Culturas de cada Freguesia!
    Ainda á pouco tempo Raimonda andou "em guerra" com Figueiró por causa das linha limitrofes de terreno...Agora querem juntá-los?
    Para mim cada freguesia, cada povo, tem uma história, uma cultra e uma identidade e isso nunca devis ser perdido ou "misturado"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois é mano...raimonda está bem como está...temos uma fraguesia bem desenvolvida,com um presidente de junta que luta sempre pelos interesses dos raimondenses...nós temos o exemplo perto de nossa casa que como bem disseste andamos em guerra com figueiro e pelo que sei ha provas de como figueiro em tempos mudou os marcos de devisao "roubando"assim territorio a raimonda...raimonda está bem como está...para não falar dos investimentos em curso,escola nova,centro de dia e lar de idosos em construçao...para quê?nós é que andamos a fazer leiloes e coisas do genero para angariar fundos e veem os de figueiro comer o nosso trabalho...não não!!!!!!!!!!!

      Eliminar
  13. 795845 Entrada:
    09-05-2011
    Distribuição:
    10-05-2011 Exequente: Banco Popular Portugal, Sa
    Executado: Cunha Alves - Indústria de Confecções, Lda
    Executado: Manuel Alves Teles
    Executado: Deolinda Alves da Cunha
    Executado: Sara Vanessa Cunha Teles
    Agente de Execução (Sol.): Matos Figueiredo 2º Juízo 900/11.2TBPFR

    Valor:
    738.252,48 € Execução Comum (Sol.Execução)
    Entrega Electrónica - Refª 7156795

    ResponderEliminar
  14. 796487 Entrada:
    10-05-2011
    Distribuição:
    11-05-2011 Insolvente: José Maria de Sousa Teixeira & Filhos, Lda
    Credor: Banco BPI S.A. 3º Juízo 911/11.8TBPFR

    Valor:
    30.000,01 € Insolvência pessoa colectiva (Apresentação)
    Entrega Electróni
    (casa Teixeira)

    ResponderEliminar
  15. Pensador Raimondense11 de maio de 2011 às 11:00

    Caro anónimo "Nunca se apaga a verdade", este blog não tem como objectivo a apresentação de execuções fiscais/judiciais ou outras que sejam. O facto de ter retirado os seus "comentário" foi para lhe dar esse sinal, mas se insiste em querer utilizar este espaço para a apresentação destas execuções, força!, não lhe quero tirar essa liberdade.

    ResponderEliminar
  16. Off-topic:

    Então é verdade que a TVI irá transmitir a missa das festas de S.Pedro?

    ResponderEliminar
  17. josé matos, é por causa da história que o nosso país está como está!
    Quanto mais gamelas mais são os comedores!
    è certo que se gastou muito dinheiro, mas assim o país nao tem rumo se pensar-mos que não há volta a dar.
    vais ver que um dia essas escolas vão estar quase todas abandonadas por nao haver verbas para as financiar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim sim...e os outros investimentos que fizemos em raimonda...o sr tem noçao????????a luta k foi para knseguirmos o centro d dia???nós fomos das primeiras freguesias a ter transporte escular gratis....à 13 anos!!!!!!para não falar de toda a evoluçao k raimonda tem feito ao longo dos anos...e sim...onde fica a nossa historia??????...temos historia e queremos mante-la!!!!

      Eliminar
  18. A nivel geral penso que este país é uma badalhokisse estamos condenados ao martírio havia de cair ca uma bomba e limpar isto tudo pois não passamos de um cambada de bestas , ignorantes e deficientes que aqui andamos , não sabemos nada de nada e achamo-nos os maiores ... somos um povo vergonhoso e sem qualquer tipo de teor internacional para ocuparmos um posto decente no mapa mundo enfim SOMOS O TERROR !!!!

    ResponderEliminar
  19. num congresso internacional de medicina.

    O médico alemão diz:
    Na Alemanha, fazemos transplantes de dedos. Em 4 semanas o paciente está
    procurando emprego.

    O médico espanhol afirma:
    A medicina espanhola é tão avançada que conseguimos fazer um transplante de
    cérebro. Em 6 semanas o paciente está procurando emprego.

    O médico grego disse:
    Temos um trabalho de recuperação de bêbados. Em 15 dias o indivíduo pode
    procurar emprego.

    O médico português diz orgulhoso:

    Isso não é nada! Em Portugal, nós arranjamos um homem sem cérebro, sem
    consciência, sem peito, mentiroso, corrupto, e elegêmo-lo primeiro ministro.
    E em 5 anos o país inteiro está quase todo à procura de emprego.

    ResponderEliminar
  20. Grande Arrebita és o maior ! Diz a verdade "brincando".

    ResponderEliminar
  21. 800645 Entrada:
    23-05-2011
    Distribuição:
    23-05-2011 Exequente: Autoridade Para As Condições do Trabalho
    Executado: Cunha & Alves - Industria de Confecções, Ldª 3º Juízo 993/11.2TBPFR

    Valor:
    9.657,60 € Carta Precatória (Distribuida)
    Transferência electrónica

    ResponderEliminar
  22. 803378 Entrada:
    25-05-2011
    Distribuição:
    26-05-2011 Exequente: Optimus - Comunicações, S.A
    Executado: ANTONIO FERNANDO BESSA FERREIRA
    Agente de Execução (Sol.): Anabela Barroso 3º Juízo 1020/11.5TBPFR

    Valor:
    573,71 € Execução Comum (Sol.Execução)
    Entrega Electrónica - Refª 7322758

    ResponderEliminar
  23. O Arrebita nem para anedotas serve. Uma anedota velha e gasta que serve para todas as situações, mas gozar com Portugal, quando acima dele falou um médio grego. Que rica que está a Grécia. Já para não falar no médio espanhol. Outra riqueza. Mas já se sabe que a culpa da desgraça desses países foi do Sócrates.

    Aliás, ao vermos as "ideias" do Passos Coelho e o Portas até o Sócrates parece um grandíssimo primeiro ministro. Queremos trocar pelo corrupto dos submarinos da nossa desgraça e pelo puto irresponsável que diz uma coisa de manhã , à tarde outra e à noite outra coisa diferente e parece que anda a brincar que nem a canalhada da JSD? Por amor de Deus...não é só o país que está mal...a Europa, o Mundo está em crise...e quem não vê isso é um irresponsável. Eu sei que tem tentado melhorar isto e quem só se interessa pelo assalto ao pote e ao poder. A gente vê-los aí. Vale tudo. Ainda para mais com a Comunicação social a fazer fretes atrás de fretes, mas para desgraça deles não descolam...que azar.

    ResponderEliminar
  24. Totalmente de acordo último anónimo. Agora o Passos quer ainda mais referendos sobre abordo.O único aborto é ele.:-) Meu Deus se o país fica entregue a esta gente irresponsável. Parecem crianças. Acusações avulsas que são desmentidas no próprio dia, ataques pessoais que nem adolescentes com as hormonas aos soltas. Enfim. O PSD tem gente melhor do que isto.

    ResponderEliminar
  25. E também ainda "está para nascer um primeiro ministro que se tenha ´licenciado`a um domingo, por FAX e entre amigos".

    Ainda "está para nascer um primeiro ministro que não tenha na Assembleia da República uma ficha biográfica a dizer que é engenheiro civil e licenciado e outra a dizer que não passa de um "bach" em engenharia".

    Ainda "está para nascer um primeiro ministro que diga que assinou mas que verdadeiramente não projectou casas e currais

    ResponderEliminar
  26. mãe do primeiro-ministro é uma santa. Consegue fazer milagres. Nunca trabalhou, mas tem direito a uma pensão mensal superior a 3000 euros, paga pelo Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.Já a minha sogra, trabalhou quarenta anos numa fábrica e fez sempre os respectivos descontos. Por ter ficado desempregada aos 55 anos e ter entrado na pré-reforma, trouxe para casa uma reforma de pouco mais de 250 euros. Teve azar, não é mãe do primeiro-ministro.Sou caceteiro, pois sou. Mas estas injustiças irritam-me, o que é que hei-de fazer?

    ResponderEliminar
  27. O SR. José Socrates
    Deveria de ter vergonha, pois o pais esta falido e ele ainda tem a vergonha de se candidatar a primeiro ministro, os outros na boca dele são tudo e ele acha que foi um grande primeiro ministro,pois no meu ver ele foi o pior primeiro ministro que Portugal já teve, nunca tivemos niguem tão mau politico como ele , mente, aldraba os portugueses e como é um mentiroso compulsivo acredita nas suas proprias mentiras é demais a falta de caracter deste falso português.

    ResponderEliminar
  28. Eu já votei em PSD, PS, BE, já me abstive, já votei em branco, ainda só não votei em CDU e CDS. Ou seja, sou faço a minha avaliação pessoal.

    Mas uma coisa sei: nestas eleições PSD é que não votarei. Nunca vi tamanho amadorismo e irresponsabilidade.

    Só mesmo em frente ao boletim decidirei.

    ResponderEliminar
  29. “Tendo a ter a mesma opinião do eng José Sócrates”: “julgo que não se devia ter inviabilizado o PEC IV”

    Entrevista de José Maria Ricciardi ao Diário Económico:

    A maior parte dos portugueses não relaciona a ajuda da ‘troika' com o facto de o PEC IV ter sido chumbado. José Sócrates insiste porém nisso: se o PEC IV não tivesse sido chumbado não haveria necessidade de recorrer a auxílio externo. Onde se situa?

    Muitas vezes concordo com o líder A ou com o líder B, independentemente de serem mais a esquerda ou mais a direita. Embora com algumas nuances, tendo a ter a mesma opinião do eng. José Sócrates. As minhas razões são técnicas e não políticas e nem sequer digo que se o PEC IV tivesse sido viabilizado não chegaríamos ao PEC V! O que sucede é que os alemães, bem como uma parte importante dos outros países, preocupados com o risco do contágio da má situação dos países periféricos - veja-se a evolução da Grécia e da Irlanda! - tinham aberto a oportunidade de outra ajuda, a dita flexibilização do Fundo. Ninguém negou que fosse uma ajuda mas era mais mitigada, havia a chance de um auxílio um pouco diferente. O medo do contágio abrira essa possibilidade. E a maior diferença para a situação actual é que os mercados continuariam, eventualmente, abertos. Com taxas altas, mas abertos. O facto de termos inviabilizado isso precipitou um corte sucessivo dos ‘ratings' da República e dos bancos e houve o pedido de assistência financeira. Ninguém de boa fé pode afirmar que a viabilização do PEC IV impediria a ‘troika' em Portugal, mas ganhar-se-ia algum tempo. E na crise que estamos a viver na Europa e no mundo, ganhar algum tempo poderia ser positivo.

    Entendido: se dependesse de si não teria havido crise política em Portugal?

    O grande marco é o da demissão do Governo e - não querendo fazer política porque não sou político - costumo dar o exemplo da Espanha que optou por não ir por esse caminho. Sim, julgo que não se devia ter inviabilizado o PEC IV.

    ------

    Foi isto que a canalhada do PSD conseguiu. E quem diz isto é um dos seus.


    E vir falar na mãe do Sócrates é para rir...quando eles tem ai os sacanas do Cavaquismo todos envolvidos no roubo do BPN, no aldeamento da Coelha, da gatunagem dos lucros do Cavaco e Silva, os Loureiros, a reforma do Catroga de 10 mil euros sem nunca teve colocado os pés na universidade. Ou seja, os mesmo que hoje aprecem, são os grandes gatunos de Portugal.

    ResponderEliminar
  30. http://www.youtube.com/watch?v=nIwD11tX03g&feature=player_embedded

    ResponderEliminar
  31. “Alguém foi responsável por todos os portugueses estarem 30 a 40% mais pobres”

    Foi o Aldrabão ,, gatuno Sócrates

    ResponderEliminar
  32. Entrada:
    27-05-2011
    Distribuição:
    28-05-2011 Exequente: Dionisio Figueiredo Correia
    Executado: Cunha & Alves, Industria de Confecçõs, Lda
    Agente de Execução (Sol.): Paulo Fonseca 1º Juízo 1049/11.3TBPFR

    Valor:
    1.731,50 € Execução Comum (Sol.Execução)
    Entrega Electrónica - Refª 7349469

    ResponderEliminar
  33. Em Portugal, todos percebemos, desde o início, que actual crise mundial é uma crise do liberalismo e do capitalismo desregrado. Ninguém se esqueceu que a crise começou nos estados unidos com a chamada crise do sub-prime (enorme teia de vigarices da ganância sem limites). E da sua origem, rapidamente se alastrou a todo o mundo, principalmente à europa onde atingiu com particular violência o seu sistema financeiro criando, posteriormente, um lastro de desconfiança que persiste dificultando a retoma.
    O único povo que percebeu, com assinalável lucidez, a presente crise e as suas causas, foi o povo português. Nos estados unidos e na europa em todas as eleições pós-crise (do sub-prime em 2008) os partidos que estavam no poder foram penalizados nas urnas de forma violenta e implacável (muitos partidos no poder foram completamente arrasados, como caso da Irlanda).
    Em Portugal fomos assistindo a esse espectáculo, primeiro com incredulidade e depois com espanto. Os portugueses, e bem, sempre acharam que havia muito de injustiça nesses resultados eleitorais, já que a crise mundial não podia ser culpa dos partidos que no momento estavam no poder desses países (independentemente de serem de direita ou de esquerda).
    E demonstrando a sua sábia percepção da realidade os portugueses sempre identificaram o liberalismo à solta como o único e exclusivo culpado da crise que a todos nos atinge. Os portugueses não só revelaram essa visão sábia como não estão dispostos a beneficiar o infractor. Por isso os portugueses, ao contrário dos outros, não prejudicam cegamente quem está no poder (beneficiando imprevisíveis investidas liberais). Os portugueses são sábios (séculos de história e cultura) por isso Sócrates pode aspirar a vencer no próximo domingo como já venceu em 2009 em plena crise. E se Sócrates insistisse mais no discurso pedagógico sobre a origem da crise e de quem quer apanhar a sua boleia para impor uma agenda ainda mais liberal poderia, e pode ainda, aspirar a uma vitória histórica.
    Há quem diga que se Sócrates vencer (e tem todas as possibilidades para o conseguir) que Portugal se torna num “study case”. Estou de acordo. Mas será um “study case” que nos vai deixar bem na fotografia porque vai revelar que os portugueses são sábios e justos.

    ResponderEliminar
  34. O PSD é um partido de gente malcriada, mal formada, mal educada e arrogante. Basta ver a quantidade de insultos que esta gentinha social democrata da treta anda a fazer nesta campanha. É castigar esta porcaria indigna deste país. E depois querem que o povo tenha respeito pelos políticos quando eles dão esta imagem.

    ResponderEliminar
  35. Sim! decididamente, Portugal é mesmo uma República das Bananas, um sítio mal frequentado, o Teixeira dos Santos e o Carlos Costa asainam, comprometem-se com uma coisa, "major reduction" na "TSU" e o "Pinócrates" diz que vai fazer uma diminuição moderada, em que ficamos afinal? o "Pinócrates até nisso continua a mentir?, é mesmo um mentiroso compulsivo!
    Aliás se vier a ganhar as eleições não sei como vai cumprir, pois é um assunto que necessita de grande estudo e ele ainda nem sequer começou

    A esta cambada que apoia só merce a forca!!!

    ResponderEliminar
  36. Entrada:
    03-06-2011
    Distribuição:
    04-06-2011 Exequente: Transmaia - Transportes, Lda.
    Executado: Município de Paços de Ferreira
    Agente de Execução (Sol.): Madalena Quina Alves 3º Juízo 1094/11.9TBPFR

    Valor:
    15.455,44 € Execução Comum (Sol.Execução)
    Entrega Electrónica - Refª 7404401

    ResponderEliminar
  37. Estou cada vez mais convencido de que o caso Sócrates terá de ser julgado em Tribunal. Um Tribunal Penal. Por gestão danosa. Um desgoverno criminoso, desleixado, mentiroso, que destruiu, arruinou, hipotecou e humilhou um país honrado em seis anos e meio de esbanjamento, de manipulação dos dinheiros públicos para fins privados ou partidários, de roubalheira e de incompetência (já nem falo dos eventuais casos de corrupção). Circula aliás uma petição no Facebook nesse sentido.
    Estou cada vez mais convencido de que o caso Sócrates terá de ser julgado em Tribunal. Um Tribunal Penal. Por gestão danosa. Um desgoverno criminoso, desleixado, mentiroso, que destruiu, arruinou, hipotecou e humilhou um país honrado em seis anos e meio de esbanjamento, de manipulação dos dinheiros públicos para fins privados ou partidários, de roubalheira e de incompetência (já nem falo dos eventuais casos de corrupção). Circula aliás uma petição no Facebook nesse sentido.

    ResponderEliminar
  38. Em Setembro de 2010, o parlamento islandês decidiu processar por "negligência" o antigo chefe do Governo, que liderava o país na altura em que o sistema financeiro islandês entrou em colapso, em Outubro de 2008.

    ResponderEliminar
  39. João Pedroso, constituído arguido na sequência de negócios com o Ministério da Educação chefiado por Maria de Lurdes Rodrigues, também acusada pelo MP, chegou a redigir ele próprio minutas contratuais no âmbito da ajudicação que o iria beneficiar.

    A conclusão é da 9.ª Secção do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa do Ministério Público (MP), no âmbito do processo em que, para além do advogado e da ex-ministra, já foram acusados do crime de prevaricação Maria José Matos Morgado, chefe de gabinete da governante, e João da Silva Baptista, nomeado por Maria de Lurdes Rodrigues para secretário-geral do Ministério.

    ResponderEliminar
  40. Pergunta iníqua e servil a do enunciado. Reflexo da muita ignorancia, propalada de forma subreptícia, por quem nos governa, administra, manipula e despreza.

    A verdade, verdade é que não há qualquer tipo de necessidade que leve ou favoreça a negação da identidade social e territorial seja de que espaço seja. Uma coisa é a estrutura do poder duma freguesia - Junta e Assembleia - outra bem diferente é a particularidade histórica, geo-demográfica, económica e socio-cultural de cada uma delas.

    Se assim querem, pois que reduzam por inclusão as Juntas e Assembleias. Quanto ao território, suas fronteiras e identidade específica, nem pensem.

    È por isto, que nos termos em que é colocado, o assunto é totalmente iníquo e sinal de demissão total. Mas qual nome ou seja lá o que for!... de freguesia a lugar, a que propósito!...Não nos vamos deixar vender!... a minha freguesia é Raimonda ou Reymonda (de que gosto mais), desde e para sempre. MIMIEL

    ResponderEliminar
  41. Na era da globalização poderá, a meu ver, fazer-se a fusão numa só, das freguesias de Lamoso, Codessos, Raimonda e Figueiró, sem que isso implique, a breve ou médio prazo, o fecho dos novos centros escolares e de dia, de igrejas, cemitérios, capelas mortuárias, etc. Veja-se que, antes dos actuais centros escolares, certas freguesias tinham 2 ou 3 escolas primárias que, nem por isso, deixavam de pertencer à mesma freguesia.
    No mesmo sentido, salvo melhor opinião, o concelho de Paços de Ferreira, dada a proximidade de populações e da sua identidade, poderia fundir-se em meia dúzia de freguesias, com largos benefícios para todos, numa melhor organização.

    ResponderEliminar