quinta-feira, 20 de maio de 2010

Centro Escolar de Raimonda

O Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, visita amanhã, dia 21 de Maio, o nosso concelho. Da agenda, entre outros assuntos, consta a inauguração do Centro Escolar de Carvalhosa. Em Raimonda só mesmo de passagem, pelo que se sabe, depois de inaugurar as novas instalações da Ibermetais, em Freamunde, segue então para Carvalhosa. No concelho, estão em obra 14 Centros Escolares, uma "bandeira" desta autarquia com vista a melhorar o deteriorado parque escolar. Em Raimonda, e após toda a pompa e circunstância no lançamento da primeira pedra, as obras estão a decorrer. Certo é que não irão ficar prontas a tempo da abertura do próximo ano lectivo, e existe a possibilidade de a transferência ser feita em pleno ano lectivo. Concorda com esta situação? Será que os pais e professores estão de acordo com esta possibilidade? Quais as vantagens/desvantagens para os alunos (principalmente), em pleno ano lectivo, de mudarem de instalações. Como sabem, no próximo ano lectivo, o horário estipulado para a EB1 de Raimonda será das 9h até às 17h. Estará a situação a ser acautelada? é que a actual escola tem 4 salas e no próximo ano haverá no mínimo 6 turmas. Aqui deixo estas reflexões...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Paragem de autocarros deslocada!

Na sequência do tema anterior, gostaria de chamar a atenção para uma questão pertinente. De há uns meses a esta parte, verificamos a realização de algumas obras de melhoramentos do "aspecto urbano" da principal estrada que atravessa Raimonda. Estas obras estão concluidas e o resultado final pode ser considerado de positivo, no entanto, relativamente à paragem de autocarro, que a foto mostra, foi mal colocada. As 2 fotos foram tiradas à mesma hora e explicam tudo. É que a paragem de autocarro que inicialmente estava junto ao salão paroquial passou para o outro lado, mas erradamente, uma vez que as pessoas utilizam a paragem quando esperam pelo autocarro e não quando regressam ao destino. Todos nós sabemos que os autocarros que os raimondenses apanham são para o sentido do Porto/Paços e não para o sentido de Vizela. A outra foto mostra jovens à espera do autocarro para irem para os respectivos estabelecimentos de ensino. Estão junto à garagem crespo, e quando chove, se repararem, as pessoas abrigam-se por baixo de uma varanda que existe lá perto. Agora eu pergunto, as obras, quando são feitas, merecem uma análise prévia para acautelar estes erros?, ou fazem-se apenas com o objectivo de "ficar bonito", sem qualquer preocupação? Neste momento a paragem serve apenas para apresentação publicitária, e não para a principal função a que se destina. Valerá a pena os responsáveis corrigirem esta situação?

sábado, 8 de maio de 2010

Transporte Escolar

Sem dúvida uma medida positiva. A criação deste serviço foi das primeiras iniciativas visíveis deste executivo, já lá vão uns anos mas continua a ser uma mais valia para crianças e pais. Permite que os alunos da Escola Básica de Raimonda se desloquem de e para o estabelecimento de ensino e "cantina", em mínimas condições de segurança. Esta medida prova que não só as obras de "areia e cimento" têm valor, cada vez mais as populações necessitam de uma melhor prestação de serviços, de mais acesso à educação, de mais oferta cultural e desportiva, etc... e isto nem sempre é uma prioridade!

sábado, 1 de maio de 2010

Quais as principais diferenças?

Já passaram 6 meses desde a última eleição autárquica. Das duas principais listas, PSD e PS, saiu vencedora, a equipa liderada por Joaquim Costa. Durante o decorrer da campanha eleitoral os programas foram esmiuçados quante baste, os raimondenses ditaram, com o seu voto, a sua preferência. Sendo as eleições para uma Junta de Freguesia mais um acto de simpatia pelos candidatos, de gosto pelo projecto apresentado do que por opções puramente ideológicas, no seu entender quais foram as principais diferenças entre estas duas equipas que levaram à re-eleição do actual Presidente de Junta.