Em Raimonda não é muito comum celebrarem-se efemérides. Não se valoriza o pouco Património que temos, seja ele Património Edificado, Cultural, Humano ou Tradicional, facto que lamento profundamente. O Património de Raimonda não é muito vasto mas é de elevadíssima qualidade. Este ano comemoram-se 300 anos da inauguração da Igreja Paroquial de Raimonda, estamos a meio do ano e não tenho conhecimento de qualquer actividade agendada para assinalar a data. Certamente que a maioria dos actuais raimondenses não irão ter o privilégio de assinalar o próximo centenário da Igreja, pelo que deixo um apelo, a quem de direito, para levar a cabo uma celebração condigna. A Igreja Paroquial de Raimonda é um monumento extremamente importante das nossas vidas, lá fomos baptizados, fizemos as nossas comunhões, crismas, casamentos, festas e actos de despedida aos nossos concidadãos. Ainda recentemente, a Igreja foi alvo de um profundo e criterioso restauro, a bem da sua conservação por muito tempo, facto assinalável, falta é juntar os paroquianos e fazer uma grande festa para homenagear o nosso Património.
O site da paróquia esgrime argumentos... "Património Rico. É da maior importância a preservação do património histórico de S. Pedro da Raimonda. A igreja paroquial, inaugurada em 1710, é ponto obrigatório de visita, pelo que representa da mais artística talha de todo o concelho e até do norte do país. É também uma informação de fé e de força económica dos antepassados da terra. Edifício elegante e bem proporcionado, possui uma capela-mor muito rica, de estilo renascença-barroco. Realce também para os altares laterais, para o retábulo do altar-mor, para as pinturas de motivos bíblicos nas paredes e os caixotões do tecto. A mais antiga pintura existente em Portugal sobre o Sagrado Coração de Jesus, segundo o Padre Alexandrino Brochado, encontra-se na Igreja Paroquial de Raimonda." in http://www.paroquiaderaimonda.com/
Estamos em Junho, ainda a tempo de colmatar esta lacuna. Porque não aproveitar as festas ao nosso Santo Padroeiro para assinalar o 3º Centenário da nossa Igreja. Um apelo a todos para se manifestarem e informarem a opinião pública para que esta importante data não passe ao esquecimento. Temos de demonstrar o orgulho de se ser Raimondense, e da preocupação que temos em divulgar e preservar todo o nosso património.
terça-feira, 22 de junho de 2010
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Sede do Rancho é uma miragem!
Aquilo que vê na imagem é uma miragem. A sede do Rancho não existe, pelo menos nos registos da Câmara Municipal. Tudo o que vê foi construido sem qualquer tipo de licença ou autorização por escrito, pelas entidades competentes. É sabido que a actual direcção do Rancho tem por objectivo legalizar o edifício mas tal não está a ser nada fácil (a AGS, por exemplo, não faz a instalação da àgua porque "o edifício não existe"). Não querendo desvalorizar o esforço, a dedicação e o patriotismo de todos quanto se esforçaram na execução desta obra, eu pergunto; como é possível construir a sede de uma instituição sem autorização prévia da autarquia? como é possível um Presidente de Câmara inaugurar uma obra quando sabe que a mesma está ilegal? será que a sede cumpre os requesitos mínimos legais e cumpre, com eficácia, os objectivos para os quais foi construida? como é possível uma instuituição construir um edifício, receber subsídios públicos, sem estar devidamente autorizada para o efeito?. Todas estas questões não foram, até hoje, debatidas pela opinião pública. Será que a boa fé e a vontade de um grupo ou de um indivíduo em fazer algo pelos outros, mesmo com o argumento que "é para o bem da freguesia", fazer uma obra desta dimensão de forma ilegal, ultrapassando as instituições locais e as leis da República?
Subscrever:
Mensagens (Atom)