Em Raimonda não é muito comum celebrarem-se efemérides. Não se valoriza o pouco Património que temos, seja ele Património Edificado, Cultural, Humano ou Tradicional, facto que lamento profundamente. O Património de Raimonda não é muito vasto mas é de elevadíssima qualidade. Este ano comemoram-se 300 anos da inauguração da Igreja Paroquial de Raimonda, estamos a meio do ano e não tenho conhecimento de qualquer actividade agendada para assinalar a data. Certamente que a maioria dos actuais raimondenses não irão ter o privilégio de assinalar o próximo centenário da Igreja, pelo que deixo um apelo, a quem de direito, para levar a cabo uma celebração condigna. A Igreja Paroquial de Raimonda é um monumento extremamente importante das nossas vidas, lá fomos baptizados, fizemos as nossas comunhões, crismas, casamentos, festas e actos de despedida aos nossos concidadãos. Ainda recentemente, a Igreja foi alvo de um profundo e criterioso restauro, a bem da sua conservação por muito tempo, facto assinalável, falta é juntar os paroquianos e fazer uma grande festa para homenagear o nosso Património.
O site da paróquia esgrime argumentos... "Património Rico. É da maior importância a preservação do património histórico de S. Pedro da Raimonda. A igreja paroquial, inaugurada em 1710, é ponto obrigatório de visita, pelo que representa da mais artística talha de todo o concelho e até do norte do país. É também uma informação de fé e de força económica dos antepassados da terra. Edifício elegante e bem proporcionado, possui uma capela-mor muito rica, de estilo renascença-barroco. Realce também para os altares laterais, para o retábulo do altar-mor, para as pinturas de motivos bíblicos nas paredes e os caixotões do tecto. A mais antiga pintura existente em Portugal sobre o Sagrado Coração de Jesus, segundo o Padre Alexandrino Brochado, encontra-se na Igreja Paroquial de Raimonda." in http://www.paroquiaderaimonda.com/
Estamos em Junho, ainda a tempo de colmatar esta lacuna. Porque não aproveitar as festas ao nosso Santo Padroeiro para assinalar o 3º Centenário da nossa Igreja. Um apelo a todos para se manifestarem e informarem a opinião pública para que esta importante data não passe ao esquecimento. Temos de demonstrar o orgulho de se ser Raimondense, e da preocupação que temos em divulgar e preservar todo o nosso património.
Bora nessa pessoal!
ResponderEliminarVamos fazer uma festa de arromba com bué de morfes!
Bem quero deixar aqui a informação que tal noticia não é verdade, ou seja, estão a ser preparadas iniciativas neste momento.
ResponderEliminarAliás já é do conhecimento de muitos que será realizado o Crisma a 10 de Outubro e teremos cá o Sr.Bispo e será aproveitado o momento para tambem assinalar o 3º centenário, está ser feito um livro com a história do nosso património, para além de um concerto vocal na nossa Igreja e visitas guiadas á Igreja.
Por isso meus amigos tenham calma que essa data tão importante não está esquecida| Nem poderia estar como é claro.
Uma sugestão ao criador do blog, é realmente bom haver um espaço de debate como este, mas para funcionar correctamente, acho que deveria se informar melhor acerca dos temas lançados, se foi ao site da paroquia, (que ainda nao tem nada mas irá ter) que tal falar com o Sr.Padre Brito pessoalmente, ai seria informado que como diz, "Certamente que a maioria dos actuais raimondenses não irão ter o privilégio de assinalar o próximo centenário da Igreja" NÃO É VERDADE!!! Fica aqui o reparo... e de futuro nao entrem em boatos..
David Coelho
Exmo Sr. David, parece que o criador deste blog afinal não se precepitou como diz. É que passadas poucas horas de "lançar" o tema já existe informação daquilo que se está a fazer, resta-me dar os parabéns a ambos, ao Pensador Raimondense por chamar a atenção e depois ao Sr. David por vir a dar informação. Como a maioria das pessoas, eu também não sabia de nada do que o sr. David acaba de informar (e como disse, o site da paróquia ainda não tem nenhuma informação), pelo que ainda bem que o tema foi lançado. No entanto, apesar das comemorações serem de indole religioso, não deveriam sê-lo em exclusivo, isto é, deveria envolver-se todas as entidades da freguesia de forma a dar maior brilho à efeméride. Por fim gostaria de dizer ao Sr. David para não confundir "informação" com "boato", e lembrar que o 3º Centenário da Igreja Paroquial merecia uma festa não só em Outubro mas durante todo o ano, é que não é todos os dias que se comemoram 300 anos de um património de tamanha importância e qualidade arquitectónica.
ResponderEliminarEu do crisma so tenho a dizer uma coisa è que nao teem respeito por quem andou todos os anos de quatequese e depois andou em grupos da paroqui para fazer o crisma e agora fazem-no so avisam na igreija mas eu nao vou a missa a s pedro pelo menos poderiam ter mandado correspondecia para as pessoas!!!
ResponderEliminarMuito obrigado por me terem avisado!!!
fico triste por so terem sido lembrados alguns, e apesar de serem alguns que felizmente uma parte o vai conseguir fazer e outra parte nao poque para quem estuda ou trabalha em turnos rotativos nao tem facelidades de ir as reunioes e quem faltar mais de 4 vezes ja nao o faz!
fico desiludido que depois de mais de 3anos a espera nao o fiz!
muito obrigado!!!
Não sei porque é que o David se "doeu" tanto com esta notícia, se calhar até tem algura responsabilidade lá dentre e sentiu, de facto, a observação feita neste blogue. E se calhar até já informou o Padre desta situação, se o fez, penso que acertou. Raimonda tem partrimónio muito rico, é certo, e deve ser tratado com elevação, por isso não vejo mal nenhum no reparo que aqui foi feito. Aliás, este blogue parece que está a incomodar algumas pessoas na freguesia, nos cafés já ouvi comentário. Uma coisa eu posso dizer, ainda bem que existe alguem com disponibilidade de avisar o que se passa e de pôr o dedo na ferida, só assim se consegue fazer os curativos necessários. Bem haja qum se preocupa com esta terra e que com as suas críticas construtivas põe as pessoas a pensar, porque muita gente nesta terra anda enganada, infelizmente!
ResponderEliminarMeus caros Sr.LM E Sr.SANTOS, em primeiro lugar queria responder ao Sr.LM, meu caro quando se quer dar "informações" ou noticias, toda a gente sabe que se tem de "ouvir" as partes em questão, bem sei que este blog nao pretende ser um local meramente informativo mas de debate.
ResponderEliminarNo entanto só comentei pela primeira vez cá porque este tema é um caso que tenho toda a informação de que não é verdade que nada se está a fazer. Relativamente ás comenorações serem todo o ano, bem se estiver atento certamente já reparou que estamos com actividades todos os meses no âmbito da MISSÃO 2010, pelo que escolheu-se a altura que a propria diocese na Missão 2010 tem programado actividades acerca da história do patrimonio na diocese e juntou-se a festa do Crisma. Bem sei que nestas coisas nunca se agrada a toda a gente mas tal celebração está a ser preparada, só nao está marcada porque falta confirmar algumas situações. E não será só em Outubro, alíás muito em breve teremos um concerto que será anuciado.
Agora meu Caro Sr. Santos, se o David se "doeu", meu caro só não sente quem não é filho de boa gente, eu ás vezes vejo cada uma, eu nao disse que se fez mal em colocar o tema a debate, apenas nao posso concordar com afirmações destas: "Certamente que a maioria dos actuais raimondenses não irão ter o privilégio de assinalar o próximo centenário da Igreja", é que não é uma dúvida é uma afirmação que não é verdade, e apenas falei porque estou informado e irei participar em algumas iniciativas, agora responsabilidade??? De quê se todo está a correr comforme programado... Por fim gostaria de deixar um apelo a quem escreve por cá, sei que já muito se disse mas deixo novamente o apelo...Que tal passarem a assinar os comentários como deve ser!!! Como eu fiz devidamente identificado, é que isto de se vir falar e não dar a cara tem muito que se lhe diga...É mais fácil não é??? Pois eu sei que sim, restamente desejar um bom debate e que seja construtivo.
Olá David, aquilo que eu, e penso que toda a gente, percebeu em relação a "Certamente que a maioria dos actuais raimondenses não irão ter o privilégio de assinalar o próximo centenário da Igreja", é que quando a Igreja fizer 400 anos, a maioria de nós já não estará cá....
ResponderEliminarPenso que será necessária uma correcção, nenhum de nós estará! Ou conta viver até aos cento e tal anos?
ResponderEliminarhttp://saopedrodaraimonda.blogspot.com/
ResponderEliminaramo-te raimonda
ResponderEliminar