A nova Comissão de Festas de S. Pedro 2011 já está no terreno a trabalhar. Como é sabido, instituiu-se a ideia de que os raimondenses que fizerem 50 anos no ano da festa seriam automaticamente convidados a serem festeiros desse ano. A ideia parece-me excelente, visto que todos anos se consegue arranjar uma equipa, com mais ou menos elementos, não correndo o risco de a festa não se realizar. As festas fazem parte da nossa cultura e todos devemos ajuda-la a ser preservada. Para os mais variados efeitos, foi criada uma associação legal há cerca de 3/4 anos, com direito a estatutos, para autorizar os festeiros a realizarem as suas iniciativas assim como poderem candidatar-se a subsídios, poderem passar recibos, poderem ter acesso a contas bancárias e cheques, etc.
E é aqui que se dirige a minha primeira reflexão pós férias. Em 99% das associações em Portugal, quem toma posse para um novo mandato, passa a ter a autonomia e a responsabilidade na gestão da actividade dessa mesma associação durante o tempo para o qual está autorizado, quem não está eleito ou findou o seu mandato é obrigado a retirar-se dessas responsabilidades. Isto seria o normal e o esperado mas, em Raimonda, os actuais festeiros e todos os que já fizeram a festa após ser criada a Associação, para poderem aceder a contas bancárias, para poderem contratar artistas e empresas para as festas, têm de pedir autorização aos sócios fundadores. Na prática quem trabalha são os festeiros que ano após anos são substituídos mas, quem manda, quem atribui poderes são os sócios fundadores, isto é são sempre os mesmos. Esta situação é lamentável porque limita não só o trabalho dos festeiros como limita a liberdade e imaginação das equipas que a cada ano vão realizando as festas em honra a S. Pedro. Quem criou a Associação e consequentemente os estatutos, ao colocar esta "clausula", sabia o que estava a fazer, agora eu, como pensador livre e consciente só posso repudiar esta tentativa "encapotada" de controlar a actividade dos festeiros. Lamento profundamente que em Raimonda, em pleno Sec. XXI ainda existam ramificações salazaristas!
O que o Pensador esqueceu-se de dizer é que a dita associação foi criada quando o Sr. Joaquim Costa (actual Pres. Junta) fez parte das festas. Esta é só mais uma prova da vontade que ele tem de querer controlar tudo e todos, a questão é que nos últimos tempos ele não tem sido bem sucedido, as pessoas estão a abrir os olhos, veja-se o caso do futebol, do rancho, do próprio Padre, nas festas não deve tardar muito para as coisas serem alteradas, não tard muito e eu vou fazer parte das festas. Se até lá os estatutos não forem alterados, garanto-vos que eu vou tratar disso. Vou acabar com esta atitude, só digna de um país do terceiro mundo!
ResponderEliminarEsta situação não é nova e não me admira nada, em Raimonda tudo é possível, não sei qual é a admiração.
ResponderEliminarCom a constituição da associação foi dado um passo importante para que a festa seja uma realidade ano após ano. No que diz respeito ao pormenor referenciado pelo "Pensador Raimondense", a ser verdade é lamentável, só faltará coragem aos novos e/ou futuros festeiros para alterar esse ponto. Só assim é que as associações poderão trabalhar livremente. Aproveito a oportunidade para desejar aos festeiros 2011 as maiores venturas e que o povo da Raimonda colabore com eles.
ResponderEliminarPois é verdade, mas o Sr. Presidente de Junta nem sequer é o presidente da associação, apenas é membro fundador...
ResponderEliminarCaro anónimo anterior, é verdade que o Sr. Presidente de Junta não é o Presidente da Associação das Festas mas é como se fosse. O responsável maior da associação, no papel, é um discípulo fiel e ordeiro do Sr. Presidente de Junta, ou seja, é a mesma coisa, só o "cheiro é que é diferente" :)
ResponderEliminarfºç~º~~
ResponderEliminarç
SENHOR PENSADOR O CONSELHO DE PAÇOS FERREIRA VAI TER MENOS UMA FREGUESIA QUE E RAIMONDA COM ESTES COMENTARIOS COM TÃO POUCA SABODORIA E PERSONALIDADE VAI DE VENTO EM POUPA PARA A LUA E DEPOIS? VEJA SE PÕE TERMO A ESTA VERGONHA.
ResponderEliminarOBRIGADO
As opiniões são livres caro anónimo. O Sr. não gosta de alguns comentários aqui explanados, está no seu direito, outros dirão o mesmo da opinião que manifestou... Todos têm direito à opinião, vivemos em Democracia!
ResponderEliminarUma freguesia deixar de existir por causa de uns comentários é manifestamente exagerado, quem não tem estofo para ouvir/ler opiniões com as quais não concorde só demonstra falta de democraticidade e sentido de responsabilidade. Neste espaço de debate já foi dito, e bem, que o Pensador Raimondense anda a incomodar algumas pessoas pela frontalidade dos temas apresentados, ninguém tem a ousadia de contestar o conteúdo dos comentários mas apenas os comentários propriamente dito, istó só me leva a uma conclusão, os temas abordados incomodam e quanto mais depressa se desvalorizar e até acabar com este tipo e intervenção melhor, assim as pessoas mais desatentas não têm acesso aos assuntos, não se questionam nem comentam com amigos e familiares. Há grande interesse que as verdades não sejam ditas e as asneiras não sejam reveladas a bem da vontade de quem manda, de quem pensa que é dono da razão. A todos aqueles que não tenham a capacidade de perceber que a democracia é igual a liberdade com responsabilidade aqui deixo o meu desprezo, a todos quanto fizeram algo para desmistificar tabus e preconceitos, de ajudar a compreender os males e dizerem a verdade, aqui deixo a minha vénia!
ResponderEliminarAgradeço ao Pensador por me dar estas novidades.
ResponderEliminarAgora compreendo porque motivo desde que a dita associação foi criada, ou esta nova forma de organização das festas, tenho que levar na abertura da procissão com os "insonsos" escuteiros de Lustosa, ano após ano, quando anteriormente tínhamos cá fanfarras de grande qualidade. Deve ser uma exigência de um membro fundador muito clerical.
sr costa,não comece a por achas na fogueira e vá directo ao assunto,se e que sabe de algo
ResponderEliminar*e não ponha os escuteiros como " insonsos"só e de louvar quem veste a pele de escuteiro.
ResponderEliminarAbriu uma Casa de Putas na Raimonda! Os Raimondenses podem agora desafogar os seus pecados
ResponderEliminarConcordo em absoluto com o texto do Pensador.
ResponderEliminarÉ verdade, caro Costa, que só vem os Escuteiros de Lustosa, enjoativamente ano após ano(sempre os mesmos ) desde que esta forma de organização das festas começou, porque já tive uma amiga que fez parte das organização das festas e disse-me que vai tudo ao beija-mão ao Padre Brito, que aprova ou não os grupos, os conjuntos a fazerem parte da festa. Os escuteiros de Lustosa deve ser uma das exigências dos membros fundadores.
Eu pensava que estaria aqui a cabeça do "polvo", falando numa linguagem queiroziana, muito em voga nos últimos tempos, mas pelos comentários que leio há muitos mais tentáculos.
É absurdo que a dita associação tenha sido criada com o teor aqui referenciado, é absurdo que as pessoas não abram os olhos...
ResponderEliminarGostaria de aproveitar esta oportunidade para um desejo e um desafio aos festeiros. O desejo é que esta comissão tenha o sucesso esperado e consiga obter os fundos necessários para a realização da festa. O desafio que aqui deixo é o seguinte. Por experiência própria, sei que as festas têm dado resultados positivos e esse excedente vai sempre para a comissão fabriqueira. Tudo bem mas penso que parte do "superavite" deveria ser investido em material para a própria associação. Por exemplo ano após ano é preciso pedir/pagar para se cortar a lenha, porque não comprar um moto-serra e uma máquina de cortar lenha assim como comprar reboques para carregar a lenha e que poderia servir para outras coisas. Este é só um exemplo prático, no meu ano estive quase sozinho e não pude levar avante esta ideia. O que acham, se sim ajudem a que os festeiros assim o entendam porque com a aquisição de vários materiais, torna-se mais fácil a quem vem a seguir...
Estou a entrar no blog pela primeira vez, fui informado por um amigo. Agradeço todas as informações prestadas pelo Pensador Raimondense e também por todas as informações dadas pelos comentadores, algumas coisas já sabia outras nem por isso. Atrevo-me a caracterizar este blogue como "serviço público" de Raimonda, é de facto uma mais valia podermos ter acesso a informação deste nível. É certo que alguns comentários são desnecessários pela linguagem utilizada mas de um modo geral está optimo. Parabéns Pensador!
ResponderEliminarGostava de saber como foi que o pensador teve acesso aos estatutos da associação
ResponderEliminarCaro JML, eu não tenho o minimo interesse em saber como o "artista" teve acesso aos estatutos, mas desafiava a que fossem publicados. O que aqui se divulga não me parece de todo ilegal, mas altamente malicioso. Como raimondense, gostava de ter acesso aos estatutos, para confirmar a veracidade de algumas afirmações que acusam alguem de querer controlar tudo. Publiquem-nos aqui, porque não?
ResponderEliminarApoio integralmente o último comentário...
ResponderEliminarComo foi dito num comentário anterior, criticam-se os temas e tenta-se desvalorizar o conteúdo dos mesmos. O penúltimo comentário é claro. Para calar os críticos (a favor ou contra) nada melhor do que publicar os estatutos neste espaço. Haja frontalidade e coragem para tal, e assim se poderá desmistificar o tema. Gostaria, contudo, de fazer uma análise ao "trabalho" desenvolvido pelo "Pensador"; é que até agora, concordando mais nuns temas do que noutros, creio que os assuntos trazidos à praça pública têm sido interessantes e com substância de conteúdo, é importante que os raimondenses possam debater assuntos do interesse geral, mesmo que seja sob o anonimato.
ResponderEliminarQuem está no poder de uma forma gananciosa e com o intuito de ser dono e senhor, consegue arranjar formas de controlar as coisas à sua maneira, ou porque dá trabalho às empresas e/ou individuais e depois "cobra" subserviência, ou porque arranja empregos, ou porque manda tapar um buraco à frente da porta de uma residência, ou porque se arranja uns dinheiros para esta ou aquela associação enfim tudo é feito com segundas intenções, manter-se no poder. É certo que as obras têm de ser feitas, o dinheiro (que vem dos impostos de todos) tem de ser distribuido, as empresas têm de ser contratadas, os empregos públicos têm de ser preenchidos, mas tudo é feito com profunda intenção, exemplo disso é a lista do PSD para a Junta das últimas eleições, quase todos as pessoas que lá estão têm ligações à Junta e ao papel que esta tem desempenhado nos últimos anos. É em Raimonda e um pouco por todo o lado mas está mal. A nós, cidadãos livres e independentes cabe-nos aproveitar estes foruns e desabafar, alertar e criticar o que é mal feito, estamos em democracia e é dever de todos os mais "atentos" alertar os mais "desatentos"...
ResponderEliminarConcordo plenamente com este último comentário.
ResponderEliminarSUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS 2011: LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira) site www.lucasematheus.com, LÉO & LEANDRO (dupla brasileira)sitewww.leoeleandro.com.pt e AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON site www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 960195669/913729192, endereço electrónico:antonio.alproducoes@gmail.com.
ResponderEliminarFaculto orçamento desde que solicitado.
Agradeço o favor de acusarem a recepção deste conteúdo.
Obrigado Pensador por alertar a freguesia sobre esta questão da Associação dos 50. Mas acho esta hitória muito estranha e fico com muitas dúvidas. Quem faz parte? Quais os interesses? Os órgãos sociais da Associação são sempre os mesmos? O que a freguesia tem a ganhar? Quantos sócios tem? Quais as acções levadas a cabo por ela?
ResponderEliminarBasta perguntar a alguém da actual comissão para saber quem faz parte... as dúvidas serão desfeitas.
ResponderEliminarPorque não expõem publicamente? Será segredo?
ResponderEliminarao anonimo.
ResponderEliminarse queres realmente acabar com isto começa por te identificares. tu falas mas da tambem o nome.
considero isso cobardia e o sr joaquim costa nao controla ninguem ao contrario do que tu anonimo o dizes.
Goste de pessoas como tu falar mas nao as vejo agir em nada na freguesia.
peço desculpa se disse algo que o pertubase mas nao consegui ler o teu comentario sem deixar o meu.
Hugo? o problema està no nome do anonimo ou nos estatutos da associaçao? que confusao....
ResponderEliminarAGRUPAMENTO MUSICAL BOEINGS
ResponderEliminarwww.boeings.pt.vu
http//boeings.hi5.com
boeings@sapo.pt
agrupamentomusicalboeings@hotmail.com
Rua do Belo Monte, nº. 607 – 3º. Dtº.
4430 – 029 MAFAMUDE – V. N. GAIA
Contactos: Fernando Jorge – 962454172
CELESTINO - 917438423
Exmºs. Senhores,
Como é do vosso conhecimento,nós somos o AGRUPAMENTO MUSICAL BOEINGS,com sede em Avintes,Vila Nova de Gaia. Somos um grupo já com muitos anos existência,com uma vasta experiência,em animar as mais variadas: FESTAS – ROMARIAS,OUTRAS FESTAS, no nosso pais e fora.
Desta formas,aguardamos contacto para fazer parte das vossas festas:
TEMOS ESPECTÁCULOS COM BAILARINAS:
ESPECTÁCULO SEM BAILARINAS:
TRABALHAMOS COM NOSSO SOM, OU, SOM ALUGADO:
PODEMOS SEMPRE NEGOCIAR DIRECTAMENTE:
Agradecendo desde já a atenção dispensada, subscrevemo-nos com estima e consideração.
Atenciosamente,
“BOEINGS