quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Casa das Baptistas vai ser restaurada!

Pelo que consegui apurar, a Casa das Baptistas vai ser restaurada. Esta casa secular, situada à margem da EN 209, junto ao café raimondense, vai felizmente ter um fim à vista. Esta quinta é propriedade dos Monges Beneditinos de Singeverga, e os custos do restauro vão ser assugurados pelas verbas resultantes da venda de terrenos/projectos de habitação, que estão à venda entre o futuro parque escolar e o futuro centro social. Poucos serão os raimondenses que terão conhecimentos que, aquando a doação da quinta aos Monges, ficou registado em testamento que a quinta seria doada aos Beneditinos com a condição destes de organizarem a casa e o terreno envolvente para usofruto da freguesia de Raimonda. Tal não se verificou e ao longo destes anos a casa das Baptistas tem estado ao abandono e em deterioração constante mas, após este longo periodo, os Monges vão cumprir com o seu dever e restaurar a casa, dar vida a toda a zona envolvente para depois os raimondenses terem o que lhes foi prometido. Para já não se sabe qual a finalidade do projecto nem quais as condições a apresentar nem os fins para que se destina mas, o mais importante é que os herdeiros da casa das Baptistas vão, finalmente, dar seguimento ao desejo dos antigos donos desta importante casa senhorial. Resta-me agradecer aos Monges Beneditinos pela audácia e preocupação com o povo raimondense ao executar um sonho de uma grande Raimondense que já não se encontra junto de nós.

33 comentários:

  1. A ser verdade, ainda bem!

    ResponderEliminar
  2. Afinal quem é o Pensador Raimondense? Muitos (como eu) terão alguma curiosidade em saber de quem se trata. No entanto, mais do que saber quem é, reconheço que com este blog abriu-se um precedente extremamente curioso, isto é, tem vindo a público notícias/informações que a todos nos dizem respeito. Mais, e consequencia dos temas, temos tido informações interessantes atravês de alguns comentários que nos pôem a pensar e meditar. Correndo o risco de estar a elogiar alguém que, pessoalmente, não simpatize ou até que não me identifique, gostaria de "tirar o chapeu" ao Pensador Raimondense, gostaria de enaltecer a iniciativa que teve com este blogue e dar-lhe os mais sinceros parabéns, pronto está dito! Relativamente a este último "post", é curioso como a questão é levantada. 1º- Não acredito que a informação seja verdade, isto porque os Monges, ao longo dos últimos anos não fizeram nada pela casa das Baptistas e não vai ser agora que se vão preocupar com isso. A venda dos terrenos é para "encher" os bolsos de alguém (não me interessa quem). 2º O Pensador sabe que não está a dizer a verdade mas, pode estar, com esta falsa verdade, estar a pressionar, e bem, os Monges a fazerem algo pela referida casa e, aproveitando a venda de terrenos, pertença dos mesmos, fazer uma pressão legítima e inteligente para que os Monges Beneditinos assumam as suas responsabilidades. É uma vergonha para Raimonda o estado em que se encontra a casa das Baptistas, é uma vergonha os responsáveis desta freguesia nada fazerem para alterar a situação. O testamento é claro, a casa é para os raimondenses usufruirem, mas após estes anos todos está tudo na mesma. É uma vergonha!

    P.S. Peço desculpa pelo longo comentário, mas como é a primeira vez que escrevo penso que estou desculpado.

    ResponderEliminar
  3. Concordo em absoluto com o último comentário. Reforço a ideia de que os Monges têm estado muito mal, em relação aos raimondenses, neste assunto. Deviam ter vergonha e fazer, na prática, aquilo que apregoam diáriamente devido às funções clericais que exercem. Apesar de também achar que a casa das Baptitas vai manter-se como está, isto é, a caír de podre, é lamentámel que uma instituição de cariz religioso veja na venda dos terrenos um acto meramente lucrativo. Tiveram os terrenos a custo zero devido a uma doação, e o não voltar a reinvestir o dinheiro da venda dos terrenos em Raimonda é no mínimo vergonhoso e escandaloso! Já agora, a pessoa responsável não é irmão do Sr. Serafim e do Padre Luis (de Singeverga)? É não é? Era só para confirmar..................

    ResponderEliminar
  4. se bem me lembro o ps no seu programa já tinha isso como proposta... parece que o pensador nao se lembra...

    ResponderEliminar
  5. não sabia que o PS tinha assim tanta influência nos Monges, mas se assim o é, foi pena não terem vencido as eleições, pelo menos já teriamos visto alguma obra, porque desde que foi eleita, esta junta ainda não fez nada!

    ResponderEliminar
  6. Desculpem...esta junta já meteu palitos nos passeios o que faz de Raimonda uma ferguesia unica!!!

    ResponderEliminar
  7. O Partido Socialista devia ser Banido! E os seus membros levados à forca! Colocaram Portugal na Bancarota!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Se a situação descrita pelo Pensador, ou seja, a venda de terrenos, a ligação dos Monges ao poder instalado, se isto se verificasse com alguém do PS, certamente que já tinhamos assistivo a uma guerra civil! O Padre Brito teve o irmão a candidato e levou cassetada velha. Ou seja, há aqui dualidade de pensamentos, traduzindo por miudos, os padres estarem com o PSD é normal, louvável e legítimo, os padres estarem com o PS (mesmo que por afinidade) é crime público, enfim, é o que temos.

    ResponderEliminar
  9. Hoje quem estiver com o PS é um inimigo da Pátria! Socialistas para a fogueira! Estoiraram com o País!

    ResponderEliminar
  10. Estoirarm com o país? Deixe-se de fanatismos! Quem estoirou com o país foram o PS, PSD, PCP, CDS, BE ... enfim os politicos. Um dos principais responsáveis é o Cavaco, que nos pôs a todos a mamar numa vaquinha chamada CEE e esqueceu-se que que a factura viria mais tarde.

    ResponderEliminar
  11. Fanático és tu ! Cavaco foi o Politico mais sério após o 25 de Abril de 74! Olha para as estatisticas e analisa, o PIB, o endividamento e depois tira as conclusões.

    ResponderEliminar
  12. Se ele fosse mais sério que os outros não andava a acumular reformas pagas com o nosso suor. Ele é um politico como os outros só vê $$$$. Quanto as estatisticas, confirmam o costume, quem se recandidata tem direito a um 2º mandato, a não ser que faça asneira. Para serem reconduzidos, os PR em Portugal já sabem o que fazer, NADA. Como ele fez NADA como os antecessores tem direito a ser reconduzido. Ou é capaz de inumerar alguma coisa que ele tenha feito enquanto PR?

    ResponderEliminar
  13. Vejo com agrado a intervenção na Casa das Baptista, ainda bem que vamos poder ter uma nódoa negra da nossa freguesia retirada dos nossos olhos e de todos quanto nos visitam.

    ResponderEliminar
  14. Em pleno século XXI ainda há quem queira levar alguem para a fogueira ou a forca?
    Deve ser a pessoa mais idiota de raimonda!
    atira-te às minhocas.

    ResponderEliminar
  15. O penúltimo comentário deve ser de alguém que acabou de ler, recentemente, o Código Da Vinci. Deve estar a imaginar-se numa daquelas organizações secretas e a cavalo, vestido como um Templário!

    ResponderEliminar
  16. O antepenúltimo comentador deve estar a referir-se a alguém (por acaso até deve ser muita gente) com vontade de enforcar outro alguém "politicamente". A quetão é que esse outro alguém já "enforcou" muita gente e não vi ninguém preocupado com isso. Quem "enforca" de forma assídua, contínua e descaradamente (pelo "poder" que vai tendo, pela posição que ocupa) apenas com o intuito de pisar, humilhar e despresar um seu conterrâneo que não alinhe no mesmo diapasão, só merece ter um fim... ser "enforcado"!

    "quem com ferros mata, com ferros deve morrer"

    ResponderEliminar
  17. Anda muita gente com a corda na garganta (sem emprego, sujeito a ficar sem casa , sem dinheiro para alimentar a familia,etc.)

    Lembre-se deste vendedor da banha da cobra:
    http://www.youtube.com/watch?v=K2szgnv-vVg

    ResponderEliminar
  18. http://videos.sapo.pt/NoOyzY474k9JBvZq037N

    ResponderEliminar
  19. Boas a todos!

    Gostaria de dar os parabéns ao criador do blog pela iniciativa, visto que por aqui temos conhecimento de algumas coisas que se vão passando na freguesia.
    Por outro lado queria também aqui apresentar a minha crítica ao mesmo e a todos os anónimos que vão escrevendo!!
    Meus caros, a opinião é válida quando assinada! Quem não tem TOMATES para dar a cara, está calado!!! É muito feio atirar pedras e esconder a mão!
    Sinceramente, não sei se a Junta já fez alguma coisa depois das eleições ou não...
    Mas para além dos mecos que pôs nos passeios, como aqui foi referido, já há alguns degraus de Bancada no Campo de Futebol do CCRRaimonda, já andaram máquinas a desterrear para o prometido Campo de Futebol de 7.
    Não quero com isto tirar mérito à actual Direcção do CCRRaimonda que acredito que tenha exercido pressão sobre a Junta, mas se bem me recordo foram algumas das promessas da lista...
    Todos temos o direito à opinião e todos temos direito a expô-la, mas é muito mais bonito dar a cara pelo que dizemos...
    Fiquem bem...

    ResponderEliminar
  20. Sr. José Matos, em relação aos TOMATES penso não ser importante, se os comentários forem honestos e verdadeiros (excepto aqueles que não dizem nada de jeito ou os que são ofensivos) o que deve ser analisado é o conteudo e não a fonte. Quando fala das bancadas e do campo de treinos, não acha estranho que só após esta nova direcção ter entrado é que as obras começaram? até aqui nada tinha sido feito. Tenho lido neste blog que o Presidente de Junta anda muito preocupado com a dinâmica desta nova direcção, sinceramente, se eu estivesse no lugar dele ficaria todo contente e sem medo de perder protagonismo, mas não é o que se tem verificado, o Pres. Junta só se preocupou com o CCRR quando viu que deixou de ter controlo sobre o clube, e isso é que é pena.

    ResponderEliminar
  21. Bom dia a todos!

    Eu como Raimondense que sou, tenho lido o que por aqui se escreve!
    De qualquer forma, considero que por parte de algumas anónimos ou com nomes ficticios, há um exesso na linguagem usada...Devemos ver este blog como um local de partilha e não como um ataque às pessoas de que não gostam, ou a falta de coragem em dizerem aquilo que pensam de uma forma frontal.
    Tudo aqui serve para a política, fala-se da casa dos Baptistas e discute-se PS ou PSD! Não entendo!
    Nunca se esqueçam que criticar é sempre fácil, actuar é que é dificil. Parece-me que cada vez mais há uma desunião em Raimonda!
    Criticam-se os mecos que foram colocados nas ruas, e aparentemente parece ser a única coisa feita em Raimonda! Acho que já chega falar dos mecos... Não haverá nada mais interessante para falar ou criticar?
    Será que não se consegue ver o que também se fez de bem nesta freguesia? Ou será que foi tudo mal feito?
    Em relação ao futebol, seria de louvar o que nos últimos tempos se tem feito! Em vez de continuarem com críticas, porque não se juntarem e ajudarem a consolidarem mais o futebol e pensarem mesmo noutro tipo de desporto? Como estas outras coisas poderiam ser feitas, de forma a promover o convívio entre jovens, coisa que me parece passar ao lado!

    ResponderEliminar
  22. Estimada "Luisa", concordo com o seu comentário, mas está também a fazer um pouco daquilo que critica. Não fala sobre o tema e dá, inclusivê, palpites sobre outros assuntos. Contudo, não tem nada de mal. Concordo quando diz que faltam espaços/ocupações aos nossos jovens, é preciso fazer alguma coisa porque até aqui pouco ou nada se tem feito, desde a extinsão da AJIR que não vemos manifestações juvenis em Raimonda, é pena. PS ou PSD, aparecem muitas vezes mas é normal. Uns são poder outros querem lá chegar, aquilo que gira à nossa volta tem sempre algo a ver com política, também acho normal que se fale muito, faz parte da nossa vida. Quanto mais se falar mais demonstramos interesse e mais pressionamos os responsáveis, tudo normal... Cumprimentos

    ResponderEliminar
  23. A casa das Baptistas está ao abandono. Seria uma excelente ideia restaurá-la, a ser verdade fico satisfeito.

    ResponderEliminar
  24. A casa das batistas não vai ser restaurada, quem deu essa noticia é muito mentiroso, tipo Sócrates!!!!

    ResponderEliminar
  25. Rui Dias, um dos oito arguidos que foram julgados em Loures pelos crimes de associação criminosa, extorsão, sequestro e outros, referiu a existência de documentos de fluxos financeiros que alegadamente envolvem familiares do primeiro ministro, José Sócrates, nos processos Freeport e Cova da Beira.

    O arguido disse em tribunal que "tem documentos que referem o desvio de 383 milhões de euros", envolvendo "o tio, o primo e a mãe" de José Sócrates.

    ResponderEliminar
  26. Que péssima organização do Rali Capital do Móvel!
    O Vereador do desporto devia ter vergonha na cara e demitir-se.

    ResponderEliminar
  27. Neste tempo de crise o dinheiro gasto nesta brincadeira de carros é uma provocação a quem vive com dificuldades. Esta camara devia-se preocupar em pagar a quem deve.

    ResponderEliminar
  28. Não havia necessidade...

    ResponderEliminar
  29. não avia necessidade das das bocas ou do rali

    ResponderEliminar
  30. 726692 Entrada:
    10-11-2010
    Distribuição:
    11-11-2010 Exequente: Schréder Iluminação, S.A.
    Executado: Município de Paços de Ferreira
    Agente de Execução (Sol.): Daniel Rafael 3º Juízo 1856/10.4TBPFR

    Valor:
    38.438,66 € Execução Comum (Sol.Execução)
    Entrega Electrónica - Refª 5718169

    ResponderEliminar
  31. A Cãmara de Paços de Ferreira já não paga aos Credores !!!! Que vergonha....

    ResponderEliminar
  32. A Câmara de Paços de Ferreira já não paga aos Credores !!!! Que vergonha....

    ResponderEliminar
  33. Em tempos idos, os monges beneditinos de Singeverga faziam "olhos bonitos" ás ricaças para que elas expropriassem a familia recebendo de mãos beijadas as terras e a casa para depois deixarem tudo ao abandono.À cerca de 4 anos passei pelo portão das Batistas e até me vieram as lágrimos aos olhos, sitio onde tantas vezes brinquei e com muita pena tivemos de entregar aos monges aquele patrimonio para ver mais tarde tudo abandonado!! Sou uma das expropriadas que entregou a"CASA DAS BATISTAS" por causa de um estupido e bem trabalhado testamento.
    Como tal não me considero anonima e como tal assino. ELISA AUGUSTA LEÃO

    ResponderEliminar