sábado, 9 de outubro de 2010

Quem tem razão?

Há um ano atrás estavamos em plena campanha para as eleições autarquicas. Para além da discussão dos programas e candidatos, os raimondenses depararam-se com uma "guerra" nunca antes assistida por estas bandas. Em causa estava (e pelos vistos continua) a autorização para a construção do novo centro/lar. O verniz estalou em plena campanha, por um lado tivemos uma informação prestada pelo Padre Brito, em plena eucaristia, a informar os paroquianos do andamento do processo do lar, por outro tivemos o PSD de Paços de Ferreira representado no candidato do mesmo partido à Junta de Raimonda, Joaquim Costa, a desmentir e contrapor os argumentos do pároco. Saíram para a rua vários comunicados políticos a explicar os factos, saíram também comunicados anónimos a acusar o Padre Brito de andar a fazer política encapotada e de prestar um mau serviço "às suas ovelhas". Os candidatos do PSD andaram numa "onda viva" a tentar contradizer os argumentos do pároco, este por sua vez remeteu-se ao silêncio. Agora que as coisas estão calmas gostaria que, com os vossos comentários, ajudassem a explicar o que de facto se passou, se é o Padre ou o Presidente de Junta que tem razão. Uma coisa é certa e visível, Luis Brito e Joaquim Costa estão de costas voltadas, todos sabem que já não existe relação pessoal entre eles. Quem ganhou e quem perdeu?

69 comentários:

  1. Mas as nuvens ainda mais se adensam quando começa a transparecer em alguns meios de que terá havido tentativas de influências paralelas .O Povo Raimondense tem de entender que na Raimonda há uns mais iguais que os outros!

    ResponderEliminar
  2. Eu só digo isto: como se pode misturar política e religião?! Não deveria haver isenção?! E depois, porque será que não se falam?!
    Como se diz na minha terra: não há fumo sem fogueira!!!

    ResponderEliminar
  3. "uns mais iguais que os outros! " Será da Casa da Torre? com Terrenos na RAN e agora são Urbanos? Grandes negociatas que deviam ser transparentes?...

    ResponderEliminar
  4. A questão é que o irmão do padre Brito foi o candidato do PS à Câmara e por isso o PSD pegou-lhe de ponta e não "perdoa" o padre por ter usado o altar. Penso que o processo foi todo mal conduzido e que a Câmara e o PSD não facilitaram em nada a vida ao Padre mas, o problema é que não estão a prejudicar o padre, estão a prejudicar é o povo raimondense. O pres. Junta, no meio disto tudo esteve mal, muito mal aliás, preocupou-se mais em não contradizer a câmara do que a defender os interesses dos raimondenses, e por isso digo (e posso dizê-lo à vontade porque votei no Sr. Costa) que o Pres. Junta prestou um mau serviço a Raimonda neste aspecto.

    ResponderEliminar
  5. Uma coisa é certa, o Pres. de Junta deixou de ir
    à missa, mas pior do que isso foi o que ele disse do padre, as inverdades que ele disse são lamentáveis.

    ResponderEliminar
  6. O tempo está a provar que o Sr Pe Brito tinha razão e falava verdade, o que eu nunca duvidei.
    Por razões ou interesses desconhecidos a obra tão necessária não avança, ao contrário do que vemos noutras freguesias. Raimonda mais uma vez fica esquecida, fica na cauda. As guerras não estão a ajudar a nossa terra. Lutar sim, mas por Raimonda!

    "Fassam" parte...

    ResponderEliminar
  7. em complemento ao comentário anterior eu diria mais, Raimonda está a perder terreno para as outras freguesias, aqui nada acontece, é preciso que as forças vivas da nossa freguesia dêm o exemplo porque com esta gente não vamos lá. Temos gente, creio que existe vontade em muitos sectores mas é preciso alguém com iniciativa, com dinamismo, antes que o colapso se apodere da nossa freguesia. Haja quem avance e eu estarei na primeira fila para dar o meu contributo.

    ResponderEliminar
  8. Penso que ambos estiveram mal, não se deve misturar a política com a religião, mas enfim!

    ResponderEliminar
  9. Mas o que é a politica?

    ResponderEliminar
  10. O Presidente da Junta tem de ser Homem, e dizer o que pensa em frente às pessoas e não por trás!

    ResponderEliminar
  11. Quem costuma dar indicação de voto nesta santa terra é o padre Brochado. Foi o que ouvi no dia do lançamento da primeira pedra do centro escolar. Costumo ir à missa a Raimonda e nunca ouvi falar de politica ou de partidos.

    ResponderEliminar
  12. Mas no fim, quem paga por estes conflitos é o povo raimondense!
    Axo que o povo da raimonda merece mais respeito pelo padre e pelo Pre. da Junta, não exquesendo o nosso predidente da Camara...

    ResponderEliminar
  13. viva o raimonda!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Esta camara tem hostilizado e discriminado este padre. Pena é que esta junta esteja a ajudar à festa. E logo, quem perde no meio de tudo isto é raimonda.

    ResponderEliminar
  15. Penso que Raimoda nao se pode deixar abater por a politica e pela religiao pois as duas coisas juntas nao sao abonatorias para a sociedade da freguesia pois nao esta nada facil .

    ResponderEliminar
  16. A Câmara não quer licenciar o projecto para Lar de Idosos.A responsabilidade da lentidão do processo do novo lar é do presidente da câmara que tem má relação com o p.brito. Vamos ver como isto vai terminar.

    ResponderEliminar
  17. Esta junta nao esteve à altura neste processo. Preferiu fazer mais um jardim do que pressionar a autarquia a passar a licença de construção. Quando era necessário reunir esforços para licenciar a obra esta junta optou por estar do lado daqueles que bloqueiam o desenvolvimento desta terra. "A verdade dos factos" como diz o psd é que o projecto foi congelado a baixa temperatura.

    ResponderEliminar
  18. penso que eles não estão de costas voltadas. até
    porque no que parece nas fotos o Sr Costa esta de frente com um ar bem disposto e o Sr padre Brito esta de lado a olhar para ele com um sorriso maroto.

    ResponderEliminar
  19. Estas pessoas k fazem parte do actual PSD de Paços de Ferreira são anticlericais republicanos, teem má relação com padres e com a igreja e não perdem oportunidade para fazer sangue.

    ResponderEliminar
  20. Arlindo (Arrebita) vai ser o novo candidato à junta de freguesia! Gente humilde e séria é preciso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  21. Ja passou um anos depois de toda esta polémica e as coisas continuam na mesma, ou seja, paradas, afinal quem é que tinha razão?

    ResponderEliminar
  22. A razão está sempre do lado do psd.
    O psd é que usa expressões como:
    "falar verdade", "palavra de honra",
    "os nossos valores"...
    Mediante isto é fácil perceber
    quem tem razão e raramente se engana.

    ResponderEliminar
  23. Em Julho de 2009 Pedro Pinto e o PSD disseram em Raimonda que a licença que iria permitir a construção do novo lar estava já emitida. Durante a campanha eleitoral fizeram passar esta mensagem à população local.
    Mas a verdade é que ainda não foi passada a tal licença que permite a construção do lar.

    ResponderEliminar
  24. Talvez tragam a licença no dia da colocação do busto...Quem sabe!

    ResponderEliminar
  25. Pois... o busto que a AJIR queria fazer (sem custo para os cofres publicos) e que o Pres. Junta nao deixou fazer, mas que passados 4 anos vem a terreiro publico apresentar a ideia como sua. é bom que as pessoas saibam que o Pres. Junta mentiu à populaçao, pior do que isso foi o esquema e ameaças que fez para inviabilizar a iniciativa ha 4 anos e agora, de peito feito, propor fazer exactamente o que a AJIR tinha previsto, lamentavel, sem duvida. O Pres. Câmara também nao ficou bem na fotografia, porque sabia de tudo, submeteu-se às birras do Pres. Junta e é bem capaz de vir inaugurar o busto, pura hipocrisia. Mentira, hipocrisia, falsidade acompanha estas duas personalidades da nossa vida quotidiana, espero que por pouco tempo...

    ResponderEliminar
  26. Grande coisa, o Sr. Joaquim Costa zangou-se com a D. Maria José da torre, mas esta veio "beijar-lhe os pés na campanha eleitoral para ajudar a mendigar uns votos, incrivel ao que chega o ridiculo das pessoas. Ele faz, diz, mente, maltrata e depois vem com aquela consersinha de manso enganar as pessoas... mas parece que existem pessoas que gostam... elas que lhe lambam os pés! devem ter mel :) :) :)

    ResponderEliminar
  27. Negociatas no PDM ! Abram os Olhos! Quantos terrenos da Maria José da Torre já sairam da RAM ! Isto é como sair o Totoloto

    RAM Reserva Agricola Nacional

    ResponderEliminar
  28. Arlindo cuidado não faças como tiririca?eles são brancos que se entendam .mas começo a duvidar da politica que se pratica na Raimonda

    ResponderEliminar
  29. Estou a gostar de todos os comentarios que aqui foram feitos adorei que as pessoas de raimonda não dormem.Para mim a culpa disto tudo é Presidente da camara.

    ResponderEliminar
  30. Chega de impor politica em todas as instituições da freguesia. Chega de minar todos os grupos que trabalham em prol da freguesia, Chega de tentar controlar tudo e todos. Chega de boicotar tudo o que não é feito pelos "nossos". Chega de meter na comissão fabriqueira pessoas para atrapalhar o trabalho do pároco. Será que é desta que vamos ter uma direcção no CCR Raimonda que não vai usar a entidade como trampolim? O CCR estava "controlado", o objectivo de arrumar com o clube de forma silenciosa estava a ser bem sucedido, agora que apareceram uns jovens dispostos a recupera-lo, será que as forças de controlo irão permitir? ou irão propor novas vendas de terrenos e redução do património, como forma de criar conflito propositado, estilo miúdo que bate no colega e corre para a mãe a dizer "foi ele que começou". É hora da junta se entender com todas as associações da freguesia que é para isso que é eleita.

    ResponderEliminar
  31. Algumas pessoas nao dormem mas, infelizmente, muitas "andam a dormir" ultimamente...

    ResponderEliminar
  32. Este Presidente da Câmara e este presidente de Junta não teem dimensão.
    Em vez de apoiarem e facilitarem aquelas entidades que querem fazer algo em prol da freguesia, pelo contrário são os principais dificultadores da concretização dos projectos.
    Fora deles não pode existir vida. São autenticos eucaliptos, secam tudo à sua volta.

    ResponderEliminar
  33. Meus amigos o Problema do Lar não é aprovação pela Câmara, é dinheiro! Eles estão à espera de um programa especifico tipo QREN. Mas não há dinheiro, o País está Falido! O PS aniquilou com o País ; as Gerações mais novas vão ter muitos Problemas e vão passar grandes dificuldades! Eu avisei O Sócrates é um Grande aldrabão , ele e a sua pandilha merecem o Cadasfalto

    ResponderEliminar
  34. O problema é falta de dinheiro? Vamos ver se percebi: Como a câmara entende que a paróquia não conseguirá os fundos necessários para a realização da obra, fez o favor de reprovar o projecto. Ha gente que só vê laranja ...

    ResponderEliminar
  35. Arrebita, vai tocar castanholas.

    ResponderEliminar
  36. Essa dechubarem o projecto é treta!!!!!

    ResponderEliminar
  37. Essa questão é fácil de esclarecer. Basta pedirem à comissão fabriqueira para lhes mostrar o comprovativo de que o projecto foi chumbado e ficam a saber a verdade, se é que alguma vez quizeram saber a verdade. Já agora, em Freamunde, os milhões que os paroquianos gastaram para um projecto semelhante estão encalhados, e porquê?Pelo mesmo motivo, politiquices, tudo para desagradar ao Humberto Brito e família (leia-se padre Brito).

    ResponderEliminar
  38. Esta camara tem de respeitar esta freguesia.
    Se esta câmara financiou o novo centro social de Figueiró em 500 mil euros (terreno, projecto, dinheiro para obra), terá também de haver para Raimonda. Se esta câmara tem prometidos 150 mil euros para construção de creche em Carvalhosa que custa 300 mil, aqui que se chegue à frente e que nos tratem de igual forma.

    ResponderEliminar
  39. Segundo o Tribunal de Contas, só em compromissos assumidos em 2009, o Estado já tem encargos de 50 mil milhões de euros para cumprir até 2049. A proposta de OE2011 do Governo PS indica que é preciso pagar até 2013 um valor de 9,972 mil milhões decorrentes das responsabilidades contratuais já assumidas. Quando entrou o Sócrates em 2005 Dívida eram 44 mil milhões. Que ele agravou entre 2005 e 2009 para 97 mil milhões!!! Segundo o IGCP, a Dívida Pública oficial já era em Setembo 2010 de 147,7 mil milhões. O OE2011 do PS já prevê um endividamento suplementar de mais 11,5 mil milhões!!! É esta a dimensão do descalabro em que o Governo Sócrates, de irresponsáveis e corruptos, colocou este País!!!! Não se pode aprovar este Orçamento. Fora!!!

    ResponderEliminar
  40. O K tem isto a ver com o assunto?

    ResponderEliminar
  41. Isto foi copiado de algum sitio!!!!

    ResponderEliminar
  42. É para desviar o assunto. Não intereça.

    ResponderEliminar
  43. Os XUxalistas levaram o País á Falência !!!!

    ResponderEliminar
  44. Sócrates e seus capangas (incluindo autarcas) sâo uma cambada de corruptos, vigaros e pessoas em quem se nâo pode confiar. Entenderam ou é preciso um desenho? sua cambada de destruidores dum pais e dum povo como sois vós socialistas sem vergonha. Era preciso outro Hitler para vos fazer aquilo que foi feito aos judeus.

    ResponderEliminar
  45. PORTUGALITO ESTÁ CHEIO DE HIPOCRITAS,CORRUPTOS,MAMOES,ALDRABOES,MAFIOSOS,ETC...SE 20% DA POPULAÇAO FOR HONESTA É MUITO,ASSIM COM A MAIOR PARTE DA CORJA PODRE A VIVER CA,É IMPOSSIVEL DE SER UM PAÍS EM CONDIÇOES E JUSTO...MAS O POVO É QUE É CULPADO PORQUE ASSIM O PERMITIU AO LONGO DOS ANOS...

    ResponderEliminar
  46. Para resolver os problemas do país chamem os ex ministros do PSD que se estiveram a governar no banco BPN.Ou então peçam ajuda ao PAI do Monstro (Anibal Cabaco Silva).
    Estes sim são todos gente de bem e honesta...

    ResponderEliminar
  47. Estes PSD´S ainda teem televisão a preto e branco. Dum lado estão os maus (preto) e do outro estão os bons (branco). O mundo é a cores.
    É por esta visão retrogada e fanática que temos aquilo que merecemos aqui no burgo. Enquanto houver este fanatismo partidário nunca vamos sair da cepa torta... O que vale é que as novas gerações pensam diferente...

    ResponderEliminar
  48. Por causa deste seguidismo partidário é que esta junta não foi capaz de ter a atitude correcta na questao do lar. Em vez de defender os intereces da terra defende os intereces do partido. Assim não vamos lá...

    ResponderEliminar
  49. Não foi só no lar, já tinhamos visto este filme na questão da água e saneamento...até aviam descontos especiais para a população da raimonda.

    ResponderEliminar
  50. Os Socialistas levaram o País à Bancarota! O País está cada vez mais pobre! Os próximos dez anos vão ser dificeis. Cadeia para os Vigaristas e aldrabões.

    ResponderEliminar
  51. Vai abrir em Parada uma Boite!
    Novidades e supresas, não é preciso ir para Sousela!!!

    ResponderEliminar
  52. Este sujeito está com o cio.

    ResponderEliminar
  53. O Presidente da Junta é o moço do Pedro Pinto e o Pedro Pinto é o moço dos interesses do Zé Bastos.
    Vejam o que aconceteceu com a Misericórdia de Paços. O Meireles Brandão médico não moço doZé Bastos e Vasconcelos foi posto fora ao pontapé e o Pedro Pinto apareceu a comandar as tropas na televisão. Pegaram na Misericórdia de Paços e e agora fecharam o Hospital. Ozé Bastos e a radelfe deitaram foguetes e o Zé Amandio a acolitar...etc.etc. etc.
    O Pedro Pinto faz isto ao Padre Brito porque o Padre Brito é um grande Homem e um grande padre da Igreja católica. O problema é que estes anticlericais do PSD são tão sacanas como os maçónicos do PS.
    A Raimonda tem razão e deve apoiar a Igreja. Por favor Padre Brito nunca nos abandone! Os políticos são uns mentirosos e uns trafulhas.

    ResponderEliminar
  54. Ora aqui está um comentário que chama os "bois" pelos nomes, nada mais correcto. Os moços e os interesseiros estão todos lá mas, o tempo está a passar, o poder começa a escorregar das mãos e o PSD que se cuide, isto é, para vencer nas próximas eleições terá de mudar radicalmente de política e descer até ao planeta terra, caso não o faça e a manter a postura só vencerá por inercia do PS local, estes últimos se forem competentes poderão sonhar com o poder mas, "a procissão ainda vai no adro"...

    ResponderEliminar
  55. O Presidente quer mandar em tudo e por isso arranja problemas a quem não for de encontro com a ideia dele. Ultimamente anda bastante preocupado com o CCRRaimonda, esta epoca já foi ver os jogos mais vezes do que na epoca passada. Ele anda preocupado com a excelente equipa directiva que está no Raimonda e ele está em todas para ver as movimentações. Desde que a nova direcção entrou já começou com as bancadas, já melhorou as luzes, procedeu a nova actualizações de publicidade, está a fazer novos sócios com novos cartões e mais bonitos, fez um jantar nunca visto no Raimonda onde estiveram perto de 200 pessoas, os séniores estão a fazer um optimo campeonato, as pessoas estão outra vez a ir ao futebol, enfim, tudo coisas que no ano passado não existia e isto é preocupante para o Presidente de Junta porque percebeu que perdeu o controlo do CCRRaimonda, ainda bem que assim o é.

    ResponderEliminar
  56. É verdade...o Pres. junta agora só se preocupa com a direcção do clube...e no discurso que fez no jantar de aniversário do clube, nem uma palavra deu à direcção!!!

    ResponderEliminar
  57. Raimonda tem muita gente com capacidade para fazer bastante pela freguesia.
    Alguns já foram afastados...tinham de aparecer agora estes?!!! Não vão ter vida fácil...

    ResponderEliminar
  58. Quem esteve no jantar do CCRR e se não conhecesse o Pres. Junta até parecia que ele era da direcção, isto porque referia-se ao clube sempre como "nós", enfim.... mas o mais lamentável foi a questão das dívidas antigas. Quando o Pres. Junta falou nas épocas em que o Sr. Neto esteve à frente do clube, e que este tinha muitas dívidas e que pela sua dedicação (do P.J.) resolveu todos os problemas, surgindo como salvador da pátria, só que, a ser verdade, passou um atestado de enorme incompetência à direcção liderada do Sr. Neto. Outra coisa lamentável no discurso do P.J. foi a intervenção demasiado política que deu à coisa, sem se referir à actual direcção, apenas disse disparates e mais parecia que já estavamos em campanha eleitoral, só que ele esquece-se que já não pode ser mais candidato e que no final do mandato vai ter de abandonar o leme, a não ser que ele ponha a candidato um moço de recados e ele ficará a comandar as tropas na mesma por trás da cortina.

    ResponderEliminar
  59. Gostei do ultimo comentário. Vamos começar a ver os "moços" à porrada na rua para ver quem recebe o titulo fantoche do ano! Vai ser necessário uma pré-selecção devido à quantidade de candidatos. Estava na hora de alguém se chegar à frente para evitar esse teatro lamentável. Definam de vez um Homem como candidato, dêm descanso aos "moços" e às instituições da freguesia que têm que levar com eles.

    ResponderEliminar
  60. Foi também curioso que no discurso o presidente da junta ter dito que o presidente da câmara gosta muito de Raimonda.
    Quando se fazem afirmações destas é porque a população não sente essa simpatia. Também é vedade que o presidente da câmara não morre de amores por Raimonda.
    Não basta fazer este tipo de afirmações, é necesário mostrar que se gosta em acções concretas.
    Este presidente de câmera sabe que está a perde terreno em raimonda e por isso não perde oportunidade de aparecer em Raimonda.
    A sua presença no Jantar do CCRR foi mais um acto de interece próprio do que um jesto de simpatia por Raimonda.

    ResponderEliminar
  61. E como classificar a presença, naquele jantar, dos vereadores Humberto Brito, Paulo Sérgio e João Vasconcelos?
    Eles também deviam estar na mesa da presidência, ou só cabem os que forem PSD?

    Para já não se falar da presença de Joaquim Pinto que é o Líder de Bancada PSD na Assembleia Municipal!

    O Jantar foi muito bom mas o modo como o Clube trata as entidades políticas concelhias é uma vergonha!

    ResponderEliminar
  62. O problema não deve ser entendido como um todo, o clube é supra político, contuto concordo com o comentário anterior. O facto de estarem mais vereadores no jantar e estanto o vereador António Coelho na mesa da presidência os outros também deveriam estar. Mas lembre-se que o clube ainda não está totalmente livre do poder instalado (que oprime e penaliza os desalinhados), na direcção estão pelo menos dois elementos totalmente submissos ao poder, enquanto lá etiverem vão ditando "leis" completamente absurdas nos dias de hoje. Mas o mais importante foi ver que este jantar rompeu com o passado onde só cabia a "malta" laranja, onde a oposição não era tida nem achada como se de marginais se tratassem. Afinal e apesar desta lacuna foi dado um passo importante, vi, no jantar, a "nata" política do concelho, o que é um franco sinal que a maioria da direcção está no clube com o objectivo de engrandecer a instituição, dar força à fregusia, e acabar com a promiscuidade que até aqui era bem visível.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nessa tal mesa estavam o Presidente da Câmara, o Vereador do desporto e o Presidente da Junta acompanhados pela direção. Afinal a cerimónia era do Clube e não dá Câmara. Se lá estivesse o elenco camarário todo pareceria o contrário, ou não?
      Não inventem mais que o necessário.

      Eliminar
  63. Estiveram elementos do PSD e do PS concelhio e local, demonstração que o jantar foi plural mas, de realçar foi o nº de sócios e simpatisantes que estiveram no jantar de aniversário do CCRR, algo está a mudar, para melhor.

    ResponderEliminar
  64. Pelo que ouvi dizer, a registar dois momentos do jantar do Raimonda. O primeiro, momento positivo, pela homenagem feita, por parte da direcção, aos antigos presidentes do CCRR. O segundo, momento negativo, a homenagem ao Sr. António Andrade, a questão que coloco é o que é que o Sr. Andrade fez pelo CCRR? É certo que fez muito pelo futebol, é um facto indesmentível, mas pelo CCRR não fez nada que justificasse a dita homenagem aliás, as pessoas mais velhas do CCRR que como eu estiveram por estas lides, sabem aquilo que o Sr. Andrade fez, ao ponto de ser um dos mais ferranhos a defender a não criação legal do clube tal e qual está hoje, a juntar a isto os inúmeros problemas que ao longo dos anos criou ao clube fazem-me pôr em causa a homenagem. Saliento que tenho o maior apreço e consideração pelo Sr. Andrade mas tenho a lucidez suficiente para distinguir as coisas e analisa-las de forma imparcial, pelo que reafirmo o equivoco da direcção nesta homenagem, certamente os desculpo pela inexperiência e vontade em fazer algo de novo, só isso.

    ResponderEliminar
  65. este povo da raimonda so se importa com a vida dos outros... que comentarios looool ja agora que Deus me perdo.e mas mandem esse padre embora ou tao esquecidos de tudo o que faz de mal... abram os olhos

    ResponderEliminar
  66. e qual foi o mal que ele fez?????

    ResponderEliminar