terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Reabilitação urbana

Com a cedência de terreno por parte do Sr. Pacheco, foi possível criar uma nova centralidade na freguesia. A origem desta nova centralidade teve como primeiro subscritor o Sr. Luís Coelho, antigo presidente de Junta de Raimonda, foi ele o pioneiro na ideia, sendo depois aproveitada, trabalhada e concretizada. Primeiro veio o Jardim de Infância, da responsabilidade da Câmara Municipal, depois a sede de Junta de Freguesia, em seguida veio a construção do Centro Escolar, da responsabilidade do Governo da República e Câmara Municipal, e neste momento temos o início da construção do Centro de dia, da responsabilidade da Paróquia. Para além destas obras públicas, junta-se o "alargamento urbano", no que diz respeito a construção de moradias unifamiliares com origem particular e venda de terrenos para o mesmo fim, fazem deste espaço, o novo Ex-líbris de Raimonda. Neste momento está em fase de conclusão o Centro Escolar e o alcatroamento da via que vem desde a Estrada Nacional 209 à Rua de Parada (que faz cruzamento com a actual Escola Primária). Junto à referida escola vai dar-se início ao seu alargamento, o que vai facilitar o trânsito da via que, num futuro próximo, será alvo de um trânsito considerável, por todas as infra-estruturas existentes na zona.

34 comentários:

  1. De facto esta é uma zona bonita, privilegiada, que está a embelezar a nossa freguesia.

    ResponderEliminar
  2. Pena seja que os terrenos à venda dos monges sejam tão caros. Uma instituição religiosa levar tão caro pelo m2 de terreno de duas uma, ou está falida ou então há alguém, por trás, a querer ganhar muito dinheiro à custa dos padres e dos compradores.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, sou a favor da modernização e do bem estar mas deixo aqui uma pergunta, era necessário deitar a baixo as Tílias da Escola Primária?
    Passei pela escola ao fim da tarde e foi com enorme tristeza e admiração que vi as Tílias no chão!

    ResponderEliminar
  4. Eu também gostaria de perguntar o seguinte.
    As tílias estavam podadas, dias atrás vi funcionários da autarquica a podar as àrvores, e agora foram abaixo, porquê podar para depois cortar? Só mesmo com a nossa câmara.

    ResponderEliminar
  5. Raimonda é, sem dúvida, a mais bela freguesia de Portugal....

    ResponderEliminar
  6. O Pensador falou aqui no Sr. Luis Coelho, por muitos defeitos que o Homem teve (todos os temos), estaria na altura de lhe prestar uma justa homenagem, pela sua dedicação e trabalho desenvolvido a favor de Raimonda.

    ResponderEliminar
  7. O problema é que a iniciativa tem de partir por parte das entidades locais, e no que toca a cultura, homenagens, intelectualidade, combate democrático, partilha de ideias com os adversários, esta Junta é zero!

    ResponderEliminar
  8. Que eu saiba as Tilias não são nenhuma espécie em vias de extinção... os portugueses tem sempre de arranjar a falar mal de alguma coisa...

    O que eu observo de facto, é que nesta informação fala-se de várias entidades responsáveis de fazer isto ou aquilo e o Sr. Presidente da Junta, não fez nada?
    Se calhar não! ah ah ah ah!:) ADOREI

    Quanto a homenagens ao senhor Luís Coelho, apenas tenho a dizer:
    - Este já pode ser Homenageado, já morreu! O problema é fazer Homenagem em vivo, isso NUNCA, não é de bom tom!

    Daqui a pouco alguém sugere homenagear o Germano, porque este dá utilidade aos passeios e beiras de estrada existentes na Raimonda.


    Ass: Raimondense com orgulho e esperança

    ResponderEliminar
  9. Em alguns comentários notasse a dor de cotovelo e alguma estupidez. Estamos com pessoas capazes de desenvolver e construírem grandes projectos, a prova disso está mesmo á nossa frente. Guardem essa azia para quando realmente for necessário, agora estamos bem , só temos de motivar quem está á frente destes projectos.

    ResponderEliminar
  10. Gostaria de acrescentar a este "post" que, todo e desenrolar do processo, contactos para cedência de terrenos, viabilidade estrutural de toda a zona envolvente, teve na pessoa do Sr. Rui Santos, Presidente de Junta a seguir ao Sr. Luis Coelho, um importante "arquitecto" para que aquele espaço possa ser aquilo que é hoje.

    ResponderEliminar
  11. Que susto que apanhei. Ontem à noite tentei aceder a este magnifico espaço e dizia que tinha sido eliminado.

    Não queria acreditar...

    Ainda bem que hoje, tentando mais uma vez, ele está aqui vivinho.:-)

    Espero que este espaço nunca acabe, pois mesmo com opiniões calorosas,contrastantes sensibilidades, que enriquece ainda mais o debate, é um sítio único, onde se consegue acompanhar e debater a actualidade da freguesia, até aqui circunscrita a cafés e grupos de amigos.

    Eu que raramente frequento esses locais, nunca estive tão a par do que acontece na freguesia desde que este blogue existe.

    Um bem haja para o autor e que nunca acabe com este espaço.

    ResponderEliminar
  12. procuro mulher casada para brincar

    ResponderEliminar
  13. Quando os projectos são desenvolvidos com o intuito de melhorar a vida das pessoas e quando são vàrios a pensar o resultado é sempre melhor do que se for so uma pessoa a decidir e a mandar...

    ResponderEliminar
  14. quero acasalar o mais rapido possivel

    ResponderEliminar
  15. o anonimo anterior està deslocado de pensamento... alguém que o ajude...

    ResponderEliminar
  16. Quero procriar em raimonda

    ResponderEliminar
  17. Ninguém se engasgou no jantar para o novo centro social? :-)

    ResponderEliminar
  18. Sim, algumas pessoas não foram vistas tipo a Presidente do conselho fiscal do Centro, não esteve presente, e ao que se sabe engasgou-se antes do jantar... e propositadamente, caso contrário teria de servir às mesas e isso era muito baixo para o estatuto que ela tem (melhor, que ela que tem!)

    ResponderEliminar
  19. Quem é a Presidente do Conselho Fiscal do Centro?

    ResponderEliminar
  20. A Presidente do Conselho Fiscal é:

    Maria Goreti Ferreira Martins da Costa

    ResponderEliminar
  21. Essa não é a viúva do falecido sr.Fernando?

    ResponderEliminar
  22. Não, é a esposa do Presidente da Junta.

    ResponderEliminar
  23. Ah, OK. Percebo agora algumas "bocas" :-)

    ResponderEliminar
  24. Não se passa nada na Raimonda. É uma pasmaceira.

    Daí que seja tão difícil arranjar assunto para um novo post. Compreende-se.

    ResponderEliminar
  25. Boa tarde,

    Alguém me pode dizer onde fica situada a casa da D. Maria, perto da Igreja de Raimonda? Talvez o caro Anónimo me saiba indicar. Obrigada

    ResponderEliminar
  26. A Quinta de D. Maria é uma designaçao usada erradamente após o 25 Abril para o terreno agrícola envolvente da Casa de Rosende, por uma comissão de analise (?!?) de areas confrontaçoes de terrenos e outros interesses classificativos feitos em cima do joelho, sem qualquer nexo coerencia ou exactidao efectiva de consolidação (com imprecisoes conhecidas).

    Como a Casa de Rosende foi herdada em 1917 pela viuva e também prima-direita (Maria Augusta Ferreira Neto Sottomayor e Menezes) de Manuel Ferreira Neto Freitas Vasconcelos (que morreu de tubercolose com 30 e poucos anos, como alias seus irmaos aos 11 e 18 anos) -- mas todos netos dos seus avós e meus trisavós José Joaquim Ferreira Neto (o ultimo rendeiro da Casa de Rosende, que era foreira do Mosteiro Beneditino de Santo Tirso desde séc XIII, o 3º mercador comerciante da Casa e o seu 1º proprietário particular) cc Maria Cristiana Meireles Freire -- e como Maria Augusta seria a proprietaria de 1917 a 1939 (22 anos) cometeu-se o erro de designar Quinta D. Maria (nessa altura de classificaçao ou denominaçao) à propriedade agricola anexa à Casa de Rosende.
    Note-se que essa propriedade Quinta D Maria(actuais jardins leiras e parque anexo à Casa de Rosende) desde o século X (anterior à Nacionalidade) foi sucessivamente designada: Villa Gondesendi (sec X), parte dos Casais de Rosende (sec XII-XVI), parte do Cazal de Rozende (1684) e parte da Casa de Rosende (desde finais de séc XVIII).
    Tudo isto está explícito no livro de Memorias das Origens Ascendencia e Descendencia da Casa de Rosende, que escrevo desde 2005 (actualmente com mais de 360 paginas A4, e sem fim à vista), cujos conteúdos parciais também estão disponiveis em Tese de Curso de Pós-Graduaçao da Rota do Romanico do Vale do Sousa que conclui de Outº2005-Fevº2006, e em trabalho de avaliação a uma das disciplinas do curso.

    Rosende e Raimonda, 29 Julho 2011.
    Rui Manuel Sotomayor e Menezes Carneiro de Barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a fazer uma pesquisa sobre os Carneiro Leão do Outeiro e gostaria que em informasse, se possível, se por acaso tem informação de que D. Maria, nascida em 1900, em Raimonda, filha de João Ferreira Leão Torres, neta de Brás Carneiro Leão Torres, é desta casa? Agradecia-çlhe muito esta informação. Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Boa tarde, eu também estou à procura de informação de D. Maria. Era conhecida por D. Maria do Outeiro? onde fica a sua casa? Desde ja muito agradecida.

      Eliminar
  27. A data de escrita do comentario anterior foi 29 Junho (Dia de Sao Pedro) 2011, e nao o erradamente indicado com erro de impressão.
    Rosende e Raimonda, 3-7-2011
    Rui M S M C Barros

    ResponderEliminar
  28. Não sei se por vontade de ser sucinto ou outra, a sua intervenção aligeirou alguns assuntos que, penso eu,são mais complexos e discutíveis. Quero manifestar-lhe toda a admiração, por dar a conhecer a história de sua casa e família aos seus vizinhos e freguesia. Oxalá continue! Gostaria de poder contar com a sua solidariedade na pesquisa da sócio-história da sua e minha freguesia. Por hoje, desejaria saber se a tese referida pode ser consultada e onde. Bem haja!
    Seu conterrâneo. M. Meireles

    ResponderEliminar
  29. Gostei imenso desta descrição histórica da Casa de Rosende feita por seu actual herdeiro. O Sr. Rui Manuel Sotomayor e Menezes Carneiro de Barros é hexaneto de Manoel Ferreira de Leão, casado que foi com Maria Ferreira. Eu, aqui do Brasil, seu humilde parente, sou hexaneto de Sebastianna Ferreira de Leão, irmã do sobredito Manoel Ferreira de Leão, e casada que foi com Manoel Martins do Souto. Por aí se vê como Raimonda está presente no coração do Brasil!!!
    José Luiz de Freitas Guimarães Ablas (*1941).

    ResponderEliminar
  30. Quero apenas corrigir a informação acima quanto a Manoel Ferreira de Leão que é filho de Sebastianna Ferreira de Leão e não irmão dela como está dito acima.
    José Luiz de Freitas Guimarães Ablas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Parente JLFGA:

      Desculpe-me só hoje lhe responder, pq tb so hoje e agora vi este seu comentário.

      Os dados de (quase) toda minha ascestralidade valsousense (via Raimonda, Figueiro, Lamoso, Eiriz, Sanfins, ... Lustosa, Covas, Lodares, ... Bustelo, ... etc) até à origem dos paroquiais nos finais sec XVI inicio sec XVII (consoante freguesia) foram por mim investigados nas noites de Outono Inverno de 2009-2012 enqtº estiveram disponiveis no site do Arqº Distrital do Porto e no etombo; e introduzi toda a info no sapogenea (para divulgaçao urbi et orbi) mas que agora só é disponibilizada a todos aqueles que paguem determinada quotizaçao semestral/anual.

      Consultei e li practica/ a maior parte dos livros (baptismos, casamentos, obitos) das freguesias referidas, saltando por vezes anos até chegar ás datas prováveis respectivas, face ao que enttº ia lendo.
      Actual/ o livro que desenvolvo "Memorias das Origens Ascendência e Descendência da Casa de Rosende" tem cerca de 620 pág (até hoje) e ainda não incluí nele fotografias seleccionadas desde 1950's.

      Se tiver info adicinal do ramo deste meu hexavô Manuel Ferreira Leão, mt agradecia que ma facultasse. Apenas sei que meu tetravô José Ferreira Neto Leão de Rozende (1º Mercador da actual Casa de Rosende) era filho de agricultores rendeiros da propriedade Casal de Rozende (Antº Neto Rozende cc Custódia Ferreira de Leão), sobrinho do 1º emigrante desta família no Brasil (Francisco Neto Rozende, mas já o 2º FNR e tio do 3º FNR) e era neto materno de Manuel Ferreira Leão (natural do lugar do Pedregal, da freguesia de São Tiago de Lustosa) e de Maria Ferreira Neto (natural do lugar de Vila Verde, da freguesia de São João de Eiriz) --- estes últimos são de facto meus hexavós maternos.

      Já agora, faculte-me a árvore de ligação de Sebastiana Ferreira de Leão (minha heptavó) a si, com o detalhe possivel. E para tal, se precisar de meus contactos particulares para este ou qq outro assunto ou para um dia que venha ou volte cá, pf registe: ruicb52@gmail.com

      Com meus melhores cmpts e saudaçoes familiares.
      Rui CB

      Eliminar