A noite do último Domingo foi de nervos em Raimonda.
Depois de um bom duelo durante a campanha eleitoral, previa-se algum equilibrio na votação, mas ninguém estaria à espera de uma diferença tão pequena.
O PSD, partido vencedor conseguiu 738 votos, contra os 735 da lista do PS. Uma diferença nunca antes vivida em Raimonda.
Agora será tempo de acalmia, desejando-se um bom trabalho para os vencedores e que se consiga uma solução de compromisso que ajude a elevar o nome de Raimonda.
Aos derrotados, o desejo que ajudem a participar nos destinos da freguesia e que não adoptem uma posição de "bota abaixo" constante.
O importante é, e deverá ser sempre, Raimonda.
sexta-feira, 4 de outubro de 2013
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Eleições Autárquicas - Sondagem Pensador Raimondense
Estando a campanha autárquica no seu auge, com as duas principais equipas candidatas no terreno, e depois de um debate entre os dois principais candidatos, lançamos hoje uma sondagem no sentido de perceber a tendência de voto na freguesia de Raimonda.
Assim, contamos com a vossa participação.
sexta-feira, 2 de agosto de 2013
A verdade é como o azeite...
Nas últimas semanas os jornais locais têm publicado uma série de notícias relacionadas com a as contas da Câmara Municipal de Paços de Ferreira que além de preocupantes são assustadoras. Para além da divida ascender a mais de 120 milhões de euros, o prazo médio de pagamento a fornecedores por parte da Câmara Municipal é de 1284 dias, ou seja 3 anos e meio. Um deste trabalhos de investigação jornalística vai mais longe dizendo que a "Dívida Municipal - Paços de Ferreira deve €1.069,30, por habitante". Temos de reconhecer que ao longo dos últimos anos foram feitas obras que alteraram o nosso concelho, falo essencialmente dos centros escolares e vias de comunicação mas será que o futuro foi acautelado? Todos temos a noção que o passivo é tal que os impostos locais terão de ser aumentados e se correr bem nos próximos anos mais não vai ser possível do que pagar dívida a quem assumir a autarquia. Raimonda também está a ser alvo das opções municipais, a Junta de Freguesia tem cerca de 80 mil euros por receber, o Centro Social ainda mal viu a cor dos 500mil euros prometidos pela Câmara, as associações ainda não receberam as verbas protocoladas de anos anteriores mas todos sabemos que estamos em 2013...
Estamos em plena campanha eleitoral, as candidaturas autárquicas estão na rua a fazer as suas propagandas, caberá a todos decidir no próximo dia 29 de Setembro. A ver vamos...
Estamos em plena campanha eleitoral, as candidaturas autárquicas estão na rua a fazer as suas propagandas, caberá a todos decidir no próximo dia 29 de Setembro. A ver vamos...
quinta-feira, 11 de julho de 2013
Parque de Lazer de Raimonda
O calor que nos tem assolado tem despertado em Raimonda, nos últimos tempos, um conjunto de notícias "frescas". Ontem de noite, foi colocado uma lona no centro da freguesia, com o projecto do parque de lazer de Raimonda. A iniciativa é da responsabilidade da Junta de Freguesia e apresenta aos raimondenses uma imagem virtual de como pretende que fique o parque. Com várias valências, desde um percurso pedestre com certa de 700 metros, um anfiteatro, uma zona de BTT e Skate, um pequeno campo de futebol, um percurso de água e um lago, parques de estacionamento e um espaço comercial para além de muita área verde. Sem dúvida um projecto ambicioso.
segunda-feira, 8 de julho de 2013
Alberto Coelho é candidato à presidência da Junta de Raimonda
Carlos Alberto Coelho, bancário de profissão, é o próximo candidato à junta de freguesia de Raimonda pelo Partido Social Democrata. Depois de alguns rumores que davam certo Serafim Nunes como o mais provável candidato, eis que surge agora Alberto Coelho que irá liderar todo este processo. A apresentação pública da candidatura será feita em breve. Homem de convicções, com fortes ligações à paróquia, é o candidato que irá lutar por um lugar na presidência da Junta contra o já referido Jocelino Moreira. Estando agora tudo definido resta esperar pela equipa e programa que Alberto Coelho irá apresentar. Espero é que estas eleições sejam livres e com elevação. Resta desejar a ambos os candidatos boa sorte.
terça-feira, 2 de julho de 2013
Jocelino Moreira é candidato à presidência da Junta de Raimonda
Os rumores assim o indicavam, a apresentação oficial será feita em breve mas, no último sábado as dúvidas foram desfeitas. Jocelino Moreira foi visto em Raimonda durante as festas de S. Pedro, acompanhado por Humberto Brito, candidato à Câmara Municipal de Paços de Ferreira, e por Paulo Sérgio Barbosa, Presidente da comissão política do partido socialista de Paços de Ferreira. Na página do Facebook de Humberto Brito foi inclusive publicada uma foto onde, para além dos mencionados, aparecem também alguns apoiantes de Jocelino Moreira. É conhecido na freguesia pela sua dedicação e ligação a diversos projectos nas áreas social, cultural e desportiva. Jovem empresário, é candidato à Junta de Freguesia de Raimonda, na qualidade de independente, embora com o apoio do PS local. Resta agora saber quais as propostas que irá apresentar. Relativamente ao mais directo adversário (candidato pelo PSD) já noticiamos aqui que seria Serafim Nunes, no entanto todos sabem que recusou o convite de Pedro Pinto. Muitos têm sido os nomes apontados, Rui Andrade, Luis Nunes e Agostinho Silva, Amâncio Coelho, Diamantino Neves, mas até agora, pelo que se sabe ninguém aceitou. Assim que seja possível o nome do candidato do PSD será apresentado.
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Perigo eminente
Já passaram alguns meses desde que os amigos do alheio visitaram o nosso concelho e furtaram várias tampas de águas pluviais e de saneamento fazendo com que, para além dos buracos no alcatrão, também passamos a ter buracos nas bermas e passeios. Desde então, alguns dos buracos deixados abertos pela falta das tampas foram "tapados", no entanto, em Raimonda, na rua que vai da Av. do Carvalhido para a rotunda, junto ao centro escolar, os buracos persistem. O perigo aumenta porque não existe sinalização indicativa e também porque a rua tem luz reduzida durante a noite. Os automobilistas terão de ser cuidadosos e contornar o perigo, no entanto, com o tempo a aquecer, as caminhadas a pé são frequentes, muitos são os raimondenses que se passeiam pelas nossas ruas e espreitam o perigo. Pede-se a quem de direito que resolva o problema para o bem de todos.
sexta-feira, 10 de maio de 2013
Casa de Rosende
"É um belo exemplar da arquitectura de inícios do século XIX, embora com fortes origens familiares locais que remontam ao século XVIII. Possui em anexo uma capela de 1884, adossada em continuidade de fachada e, um conjunto interessante de frescos votivos de 1899 nas paredes laterais e na abóbada em berço. À volta da casa existem jardins, pomares e um parque florestal. Na envolvente rural praticam-se diversas actividades agrícolas." Assim é descrita a Casa de Rosende em diversos sítios da internet.
É inegável a sua beleza e riqueza histórica que orgulham Raimonda. Lembro que há pouco tempo (2 -3 anos) foi inaugurada nas instalações da Casa de Rosende uma biblioteca pública para estar ao dispor da população sempre que quisesse. Lembro também a semana que antecedeu a inauguração onde foi visível os funcionários da autarquia pacense a limparem e abrilhantarem o espaço envolvente para receberem condignamente os muitos convidados presentes, entre eles o Presidente da Câmara. A questão que coloco é saber que aproveitamento público foi dado aos espaço? Qual o retorno após o esforço público em ceder gratuitamente mão de obra a um espaço privado que, ao longo dos últimos anos, tem pautado por descrição e conservadorismo, estando quase sempre vedado ao público? Todos sabemos do parco interesse cultural dos nossos conterrâneos mas foi feito alguma coisa para dinamizar/aproveitar o espaço em prol dos raimondenses? Será correto desprezar a cultura mesmo sabendo do pouco interesse ou será mais correto educar e criar hábitos culturais à população? Raimonda, no passado, já provou que, se for chamada, aparece em massa e aproveita as animações culturais apresentadas...
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Promessa por cumprir
Em 2009, em plena campanha eleitoral autárquica, o candidato Humberto Brito prometia, caso fosse eleito, atribuir uma verba de 500 mil euros ao Centro Social e Paroquial de Raimonda. Na altura, recordo-me, a ideia fora duramente criticada por algumas elites... Passado o ato eleitoral, que, como sabem, deu a vitória ao PSD de Pedro Pinto, eis que a Câmara Municipal decide atribuir uma verba de 500 mil euros ao Centro Social e Paroquial de Raimonda, apesar de ser feita de uma forma faseada, o prazo para as entregas já caducou. O tempo foi passando, as obras foram avançando e neste momento a obra, cujo maior "obreiro" é o Padre Brito, está quase terminada e em quase pleno funcionamento, só que dos 500 mil euros que a Câmara Municipal prometeu, nem sequer 10% foram entregues. Recordo também do aparato publicitário em torno desta medida camarária só que, infelizmente, esta é mais uma promessa em vão, uma promessa que caiu em saco roto, algo que os responsáveis políticos do nosso concelho começam a habituar-nos mal. Porquê esta promessa, porquê a falta de cumprimento da mesma?. Será que Raimonda merecia isto? Não é só a Junta de Freguesia que aguarda mais de 80 mil euros em atraso, são também as associações da freguesia que esperam e desesperam pelas promessas da autarquia. A questão que hoje levanto é saber o que se passa com esta Câmara? Porquê mais uma promessa por cumprir...
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
Jardim com poucas flores
O Jardim de Infância de Raimonda, hoje com uma ocupação em pleno por parte das crianças raimondenses, veio colmatar uma lacuna na freguesia e ajudar os pais na educação dos seus filhos. O espaço é agradável e está bem localizado. Com a ajuda das entidades tem sido melhorado nos detalhes para o melhor funcionamento do equipamento. O corpo docente é composto por 3 educadoras e respetivas auxiliares, bem como de funcionárias do Centro Social que asseguram o prolongamento de horário e o almoço.
No entanto há um problema que persiste há muito tempo, tempo demais, e que não se vê a solução ao fundo do túnel. Das 3 Educadoras, duas estão efetivas e já trocaram entre si a coordenação do Jardim. Esta troca deveria ter tido resultados práticos, era o que o Agrupamento de Escolas de Freamunde pretendia, mas tal não se verificou. Há um "mau ambiente profissional" entre as educadoras e isso reflete-se nos miúdos. As salas não estão equipadas da mesma forma, as crianças não partilham dos mesmos espaços em simultâneo, as atividades propostas ao longo do ano são encaradas de forma diferente pelas educadoras, estas nunca participam nas festas no final dos períodos letivos, não colaboram com a comunidade escolar, e isto apenas para enumerar alguns aspetos. Às entidades competentes pede-se um termo a esta situação, para o bem do bom ambiente escolar mas essencialmente para o bem das crianças, principais visadas com esta situação. Aos pais que tomem medidas para que o vento não leve as palavras.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
PSD já tem candidato a Raimonda
Como se sabe, Joaquim Costa, actual presidente de junta eleito nas lista do PSD não pode ser re-candidato, por força da lei que limita os mandatos. Em Outubro próximo, vamos ter eleições autárquicas, e os partidos começam já a trabalhar. O PSD já terá um nome na forja para Raimonda. Joaquim Costa terá mesmo indicado um nome à comissão política do PSD de Paços de Ferreira mas esta recusou. Como segunda escolha vem Serafim Nunes, actualmente membro da comissão fabriqueira e leal a Joaquim Costa, aparece como mais que provável a assumir uma candidatura à junta de freguesia de Raimonda. Ao que se sabe apenas falta o "sim oficial" de Serafim Nunes para que se assuma como candidato. Para quem não se lembra, Serafim Nunes já fora hipótese no passado, no entanto acabara por perder a corrida para Joaquim Costa há 16 anos, altura em que foi candidato vencedor pela primeira vez, era presidente de câmara Arménio Pereira. A questão que se coloca é saber até que ponto esta segunda escolha do PSD concelhio enfraquece a candidatura à junta por parte de Serafim Nunes?
Subscrever:
Mensagens (Atom)